Sequestradores ameaçam explodir avião desviado para Malta

por RTP
Imagem do avião no aeroporto internacional de Malta DR

Um avião líbio foi desviado para o aeroporto internacional de Malta. Os dois sequestradores, que inicialmente ameaçaram fazer explodir o avião, terão chegado a acordo para libertar os 111 passageiros.

Um A320 da Afriqiyah Airways com 118 pessoas a bordo aterrou em Malta depois de ser tomado por dois sequestradores. Alguns media dizem tratar-se de seguidores do antigo ditador líbio Muhamar Kadhafi.

Após estar hora e meia estacionado no aeroporto internacional de Malta sem que se notasse grande movimento começam a chegar informações de que os sequestradores chegaram a acordo para libertar os passageiros do avião - 111 pessoas - mas não os sete membros da tripulação.

Mas não são claras as reivindicações dos sequestradores, nem é certo o número de pessoas que desviaram o avião. A Reuters fala de um homem possivelmente armado com uma granada de mão, acrescentando contudo essa nota de que há outros jornais que estão a noticiar a existência de mais do que um sequestrador.
Voo interno com destino a Tripoli
A indicação de que se trata de um sequestro veio inicialmente do próprio piloto do avião, que entrou em contacto com a torre de controlo em Tripoli: “O piloto informou a torre de controlo de Tripoli que o avião estava a ser alvo de sequestro e depois perderam o contacto com ele”.

De acordo com esta fonte, que falou com a Reuters, “o piloto tentou convencer os sequestradores a aterrarem no destino correcto mas eles recusaram”.

O primeiro-ministro, Joseph Muscat, confirmou também na sua conta Twitter ter sido informado de uma potencial situação de sequestro no aeroporto da ilha.



Joseph Muscat acrescenta que está em curso uma operação das forças de segurança.
Operação em marcha no aeroporto
O avião já se encontra isolado e rodeado por elementos das forças de segurança. Fonte das Forças Armadas contactada pelo Independent confirma que a operação está no terreno, envolvendo todas as unidades ao serviço na ilha, incluindo as forças especiais que constituem a unidade de contra-terrorismo.

De acordo com as últimas indicações, trata-se de um voo doméstico que tinha levantado em Sebha rumo a Tripoli e que acabou desviado para a ilha de Malta.

Entretanto, os voos com destino a Malta estão a ser desviados, alguns para o aeroporto de Catania, na ilha italiana da Sicília.


pub