Sismo de 5,4 na escala de Richter sentido no centro de Itália

por RTP
Os peritos acreditam que o evento desta quarta-feira está ligado ao terramoto de agosto, que deixou destruída a cidade de Amatrice. Stefano Rellandini - Reuters

Um sismo de magnitude 5,4 na escala de Richter foi registado no centro de Itália e sentido em Roma, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e de Vulcanologia.

O sismo foi registado às 19h10 locais (18h10 em Lisboa) e a nove quilómetros de profundidade na área de Macerata, Marches, no centro do país. O Instituto Nacional de Geofísica não faz referência a quaisquer vítimas.

Um mapa disponibilizado pelo jornal La Repubblica mostra o epicentro do terramoto.

Além de Roma, também as cidades de Pescara, L´Aquila e Ancona, com várias pessoas a acorrerem às ruas na altura do abalo, segundo refere a agência France-Presse. O primeiro-ministro italiano Matteo Renzi já confirmou que está em contacto com as autoridades de Proteção Civil.

"Os locais mais próximos do epicentro são Castel Sant'Angelo sul Nera, Visso, Ussita e Preci", revela entretanto um comunicado a Protecção Civil.

Ligação a Amatrice
O terramoto também foi sentido na cidade de Amatrice, cidade fustigada em agosto por um terramoto de 6,0 na escala de Richter, que fez 298 mortos e destruiu várias habitações e edifícios.

O sismólogo Alessandro Amato, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (Ingv) diz mesmo que este evento está ainda ligado ao terramoto de 24 de agosto.

Em declarações à agência italiana de notícias ANSA, o perito explica que "ainda é muito cedo para uma análise mais aprofundada, mas já se pode dizer que o terramoto ocorreu numa outra estrutura ligada a essa falha".

De acordo com a análise preliminar, o terramoto desta quarta-feira terá sido ativado por uma falha poucos quilómetros a norte da falha registada em agosto.
Tópicos
pub