Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Sismo em Taiwan faz pelo menos dois mortos e dezenas de soterrados

por RTP
Pichi Chuang - Reuters

Um forte sismo de intensidade 6,4 na escala de Richter abalou a cidade de Tainan, no sul de Taiwan, na madrugada de sábado, eram 20h00 em Lisboa. Quatro edifícios ruíram na sequência do abalo e está confirmada a morte de pelo menos duas pessoas, incluindo uma criança. Mais de 150 pessoas estarão soterradas, avança a imprensa local.

A Agência Nacional de Bombeiros confirma que um dos edifícios que ruiu tinha 17 andares e mais de 60 apartamentos.Mais de 120 pessoas já foram resgatadas.

William Lai, mayor de Tainan, confirma a morte de duas pessoas, adiantando que o edifício de maiores proporções tinha 221 residentes. Para além das vítimas mortais, 31 pessoas foram encaminhadas para o hospital.

As primeiras imagens mostram equipas de bombeiros e as autoridades locais em trabalhos de buscas e salvamento, num cenário de grande destruição. Segundo a agência France-Presse, quatro edifícios colapsaram na sequência do sismo.

Outras imagens evidenciam o impacto do abalo, com edifícios completamente inclinados. O Centro Geológico dos Estados Unidos refere que o sismo sentido às primeiras horas de sábado teve pouca profundidade (dez quilómetros) e por isso acabou por ser sentido com maior impacto à superfície.
Em Tainan, cidade onde o abalo foi sentido, residem mais de dois milhões de pessoas. 

Taiwan está geografricamente próximo de duas placas tectónicas e é atingido com regularidade por sismos. Na história recente dos sismos no país asiático destaca-se o sismo devastador de 21 de setembro de 1999, que fez mais de 2400 mortos. Mais recentemente, um sismo em junho de 2013 provocou vários deslizes de terra e fez quatro vítimas mortais.

c/ Agências

Tópicos
pub