Sismo forte no sul do Peru

| Mundo

Um sismo forte foi sentido na quinta-feira numa zona pouco povoada no sul do Peru, perto do lago Titicaca, nos Andes, mas a imprensa local afirmou não existirem danos pessoais e materiais.

De acordo com o Serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo registou 6,3 de magnitude na escala de Richter, mas o Instituto Geofísico do Peru (IGP) mediu 5,5.

O USGS indicou que o epicentro situou-se a 43 quilómetros a nordeste de Huarinchancara, na região peruana de Puno, e o hipocentro a três quilómetros de profundidade.

O abalo foi sentido às 17:40 locais (22:40 em Lisboa), acrescentou.

A rádio local afirmou que o sismo foi sentido na cidade de Juliaca e em outras localidades da região.

O Peru fica no chamado anel de fogo do Pacífico, onde se regista aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial.

Tópicos:

Geofísico Peru IGP, Titicaca,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um mês depois dos incêndios, ainda há raízes em combustão sob a terra no concelho de Pedrógão Grande. Reunimos aqui um conjunto de vídeos em 360 graus captados no local.

A 17 de junho, Portugal começou a assistir ao mais mortífero incêndio de sempre. A paisagem de Pedrógão Grande mantém-se em tons de sépia. Um cenário captado pelo fotojornalista Pedro A. Pina.

    Nos últimos dois anos a RTP ouviu três vozes com diferentes perspetivas do conflito israelo-palestiniano: Miko Peled, Shahd Whadi e Tamir Ginz.

    Natalidade, envelhecimento, turismo, agricultura, emigração, pobreza, saúde, desigualdades. A caminho das autárquicas a Antena 1 fixa o país em 20 retratos.