Sismo forte no sul do Peru

| Mundo

Um sismo forte foi sentido na quinta-feira numa zona pouco povoada no sul do Peru, perto do lago Titicaca, nos Andes, mas a imprensa local afirmou não existirem danos pessoais e materiais.

De acordo com o Serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo registou 6,3 de magnitude na escala de Richter, mas o Instituto Geofísico do Peru (IGP) mediu 5,5.

O USGS indicou que o epicentro situou-se a 43 quilómetros a nordeste de Huarinchancara, na região peruana de Puno, e o hipocentro a três quilómetros de profundidade.

O abalo foi sentido às 17:40 locais (22:40 em Lisboa), acrescentou.

A rádio local afirmou que o sismo foi sentido na cidade de Juliaca e em outras localidades da região.

O Peru fica no chamado anel de fogo do Pacífico, onde se regista aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial.

Tópicos:

Geofísico Peru IGP, Titicaca,

A informação mais vista

+ Em Foco

Nasceu em 1951 aquele que é conhecido como o primeiro centro comercial em Portugal.

    A curda Mina Jaf é diretora da Women Refugee Route e trabalha com a ONU. Diz que quer mostrar às refugiadas que têm de sair das tendas dos campos e contar a violência de que são alvo.

      Um velho enigma pode estar explicado: por que continua a ilha de Santa Maria a erguer-se acima do nível do mar? Ricardo Ramalho resume para o RTP online a investigação mais recente sobre o tema.

        Uma rubrica do site da RTP e do Jornal 2 dentro do contexto evocativo do centenário da Grande Guerra. Emitida todas as segundas-feiras.