Sismo forte no sul do Peru

| Mundo

Um sismo forte foi sentido na quinta-feira numa zona pouco povoada no sul do Peru, perto do lago Titicaca, nos Andes, mas a imprensa local afirmou não existirem danos pessoais e materiais.

De acordo com o Serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo registou 6,3 de magnitude na escala de Richter, mas o Instituto Geofísico do Peru (IGP) mediu 5,5.

O USGS indicou que o epicentro situou-se a 43 quilómetros a nordeste de Huarinchancara, na região peruana de Puno, e o hipocentro a três quilómetros de profundidade.

O abalo foi sentido às 17:40 locais (22:40 em Lisboa), acrescentou.

A rádio local afirmou que o sismo foi sentido na cidade de Juliaca e em outras localidades da região.

O Peru fica no chamado anel de fogo do Pacífico, onde se regista aproximadamente 85% da atividade sísmica mundial.

Tópicos:

Geofísico Peru IGP, Titicaca,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em entrevista à RTP, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, garantiu que enquanto tiver confiança do primeiro-ministro não vai sair do Executivo.

Jorge Paiva, botânico e professor, um dos maiores peritos da floresta, critica em entrevista à Antena 1 o desinteresse generalizado dos políticos pelos problemas da floresta.

É uma tragédia sem precedentes que vai marcar para sempre o país. O incêndio de Pedrógão Grande fez 64 mortos mais de duas centenas de feridos. Há dezenas de deslocados.

Nodeirinho é a aldeia mártir do incêndio de Pedrógão Grande. É uma aldeia em ruínas, repleta de casas queimadas e telhados no chão. Um cenário de desolação e dor.