Tempestade Imogen abate-se sobre Reino Unido e França

por Graça Andrade Ramos - RTP
São esperadas vagas de até 14 metros na costa sul de Inglaterra com a tempestade Imogen Steve Jones - Twitter

Ventos de 100 quilómetros por hora, com rajadas de 130 quilómetros por hora, começaram a chegar às ilhas britânicas e norte de França, durante a madrugada. Os serviços meteorológicos da Grã-Bretanha colocaram parte do território sob alerta âmbar e alertam a população para os riscos de sair à rua ou de passar nas áreas costeiras.



Na ilha de Wright, a primeira a apanhar com os efeitos da tempestade, foi registada a rajada mais forte até agora, de 155 quilómetros por hora. À Escócia, apesar de mais fraca, Imogen leva risco de gelo.

Craig Snell, do Met Office, diz que "o vento estará combinado com forte precipitação e alguma trovoada ao longo da costa sul".

O alerta âmbar estende-se do País de Gales às áreas sudoeste e sudeste de Inglaterra e área de Londres. A Irlanda também está a ser afetada com chuvas fortes.

Imogen chega à Irlanda

A tempestade deverá provocar inundações em áreas junto à costa, assim como ondas de até 14 metros nas costas ocidentais da Grã-Bretanha - tendo sido atribuída ao estado do mar a classificação "fenomenal", a mais elevada de todas.


Foram ainda emitidos 60 avisos de inundações muito prováveis em Inglaterra e no País de Gales, assim como outros 200 alertas para áreas que poderão ficar alagadas.

Foram já registados ventos de 122 a 130 quilómetros por hora em vários locais, incluindo de 125 quilómetros por hora nas ilhas de Scilly e de 120 quilómetros por hora em Mumbles, perto de Swansea.

O vento deverá afetar a circulação automóvel, sobretudo nas autoestradas M4 e M5, onde são esperadas fortes rajadas na segunda-feira à tarde ou início da noite, as quais poderão provocar danos em infraestruturas, estradas e caminhos de ferro, avisa ainda o Met Office.

Brighton recebe Imogen com trovoada

Gary Webb, das autoestradas de Inglaterra, afirmou: "Estamos atentos ao evoluir da situação e encorajamos os condutores, especialmente os que conduzirem veículos com atrelados, motociclos ou caravanas, a considerar bem as condições atmosféricas antes de se porem à estrada, pois podem ser complicadas".

Foram canceladas algumas ligações de ferry do Canal da Mancha e as ligações ferroviárias foram também afetadas, com os comboios forçados a diminuírem a velocidade, atrasando as viagens até 30 minutos no sudoeste de Inglaterra e no País de Gales, onde há cortes de via devido a inundações.

No aeroporto de Gatwick há atrasos e avisos de possível cancelamento de voos ao longo do dia. Na Cornualha várias escolas mantiveram-se fechadas.

A meio da manhã, à medida que a tempestade se deslocava para leste, mais de cinco mil casas estavam sem eletricidade no sudoeste de Inglaterra (2800), a sul e centro do País de Gales (1100) e nas Midlands (1000).

Acompanhe o evoluir da tempestade no Twitter através de #Stormimogen
Alerta em França
A tempestade está a afetar igualmente a França e o Canal da Mancha. Seis departamentos do Oeste francês estão sob alerta laranja devido a vento forte e inundações.

Foram registados ventos de 139 quilómetros por hora em Finisterra e de 124 quilómetros por hora na costa normanda.

Bernard Cazeneuve, ministro da Administração Interna de França, apelou em comunicado os habitantes "dos litorais do Atlântico, da Mancha e do Mar do Norte a terem a maior prudência". Cazeneuve lembrou que "é fortemente aconselhado não se aproximar da beira-mar, dos estuários, das costas ribeirinhas ou de diques, limitar as deslocações ao mínimo necessário e ter especial atenção à queda de árvores, de postes ou de sinais de trânsito."

Apesar dos avisos, há sempre quem decida enfrentar a tempestade.


Imogen deverá durar cerca de 24 horas. No final de janeiro foi a tempestade Gertrude a marcar o inverno britânico.
Tópicos
pub