Tempestade obrigou à evacuação de plataformas no Mar do Norte

por RTP
Foto: Reuters

A BP e a ConocoPhilips ordenaram esta quarta-feira a retirada de dezenas de trabalhadores em plataformas do Mar do Norte. A produção foi interrompida em várias instalações mas as instalações já estão fora de perigo.

O agravamento do estado do tempo ao largo da costa norueguesa, no Mar do Norte, obrigou pelo menos duas companhias petrolíferas a evacuar plataformas e interromper a produção.

As últimas informações das autoridades norueguesas, a barcaça à deriva não embateu na plataforma e já não haverá perigo de derrame. A BP evacuou esta manhã a plataforma de Valhall, com 235 pessoas. Também a ConocoPhiliphs ordenou a retirada de 145 trabalhadores das plataformas de Eldfisk e Embla.

Um porta-voz da BP refere à agência Reuters que a pretrolífera já começou o processo de normalização, sendo previsível que a produção nestas plataformas seja retomada nas próximas 24 horas.

"A barcaça passou a dois quilómetros [de Valhall]. O perigo acabou. Não há mais nenhuma instalação entre a barcaça e a costa da Noruega", esclarece Borghild Eldoen, porta-voz do Centro de Coordenação e Resgate.

Segundo um comunicado da BP, a evacuação foi realizada por precaução, na sequência dos ventos fortes que se fizeram sentir na noite de quarta-feira. A tempestade no norte da Europa levou à libertação de uma ancora de uma barcaça.

Ainda na quarta-feira, a petrolífera norueguesa Statoil comunicava a morte de um trabalhador devido ao embate de uma onda numa plataforma no campo de Troll, também no Mar do Norte.
pub