Terminada evacuação do campo de migrantes de Idomeni

por Lusa

Atenas, 26 mai (Lusa) -- A evacuação do campo improvisado de migrantes em Idomeni, na fronteira da Grécia com a Macedónia, terminou, anunciou hoje um responsável da polícia.

"Ainda vamos transferir 783 pessoas e acabou. O campo fica sem ninguém, restam apenas as tendas de organizações humanitárias", disse a mesma fonte.

As autoridades contaram 8.424 pessoas no campo na segunda-feira, um dia antes do início da operação.

A polícia transferiu para o centro de acolhimento na região cerca de 4.000 pessoas, enquanto outras 4.000 deixaram o local pelos seus próprios meios para se instalarem em outros centros, hotéis ou outros sítios da zona.

Idomeni transformou-se numa armadilha para milhares de refugiados e migrantes -- na maioria, sírios, iraquianos, afegãos, paquistaneses, iranianos e magrebinos -- após o encerramento, em março, da rota dos Balcãs até então utilizada para chegar ao norte da Europa.

Este impasse alimentou um descontentamento crescente dos agricultores locais, tensões com a vizinha Macedónia, repetidos incidentes entre exilados e polícias, e os protestos dos exportadores contra o frequente bloqueio pelos migrantes da circulação rodoviária com o norte da Europa.

Tópicos
pub