Tribunal são-tomense condena francês a 25 anos de prisão por abuso sexual de menores

por Lusa

São Tomé, 29 jul (Lusa) - O tribunal são-tomense de primeira instância condenou o cidadão francês Louis André, de 76 anos de idade, a 25 anos de prisão efetiva por crimes de violação e abuso sexual de menores, disse hoje à Lusa fonte judicial.

O tribunal deu como provado que Louis André, licenciado em filosofia e residente em São Tomé desde 2007, cometeu 143 crimes de violação e abuso sexual de menores.

A sentença do tribunal de primeira instancia, que há cerca de cinco anos já havia condenado o cidadão francês a uma pena de seis meses de cadeia por atentado ao pudor, condenou ainda Louis André ao pagamento de uma indemnização as vítimas, cujo montante não foi divulgado.

O juiz Patrick Lopes decidiu ainda que logo após o cumprimento da pena o cidadão francês será expulso do país.

O seu julgamento e condenação basearam-se nos crimes cometidos em Agua Izé e Santana, no distrito de Cantagalo e em Cova Barro, no distrito Mé Zóchi, neste ultimo onde abusou de quatro menores com idades compreendidas entre 10 e 14 anos.

O mais recente caso, que segundo as autoridades policiais ocorreu na comunidade de Praia das Conchas, onde alegadamente também abusou de várias crianças e quase que foi linchado pela população local, ainda não julgado.

Juntamente com Louis André, foram condenadas igualmente a cidadã cabo-verdiana Rosalita Semedo de 44 anos de idade, que será mulher do francês, e Ermelinda Jean, sua empregada, e que são respetivamente mãe e avó de duas das menores vítimas de abuso.

Rosalita Semedo foi condenada a quatro anos de prisão efetiva e ao pagamento de uma indemnização, cujo montante também não foi avançado, enquanto Ermelinda Jean, de 57 anos de idade, foi condenada a três anos de prisão efetiva. O tribunal considerou as duas de cúmplices do autor dos crimes.

Tópicos
pub