Triplo atentado no aeroporto de Istambul faz 41 mortos e 239 feridos

por Jorge Almeida - RTP
Osman Orsal - Reuters

Dois terroristas fizeram-se ontem explodir nas partidas internacionais do aeroporto Ataturk e um terceiro elemento foi abatido pelas forças de segurança. As suspeitas das autoridades recaem sobre o autoproclamado Estado Islâmico.

Os três homens vestidos de preto chegaram num táxi ao sector das partidas internacionais do aeroporto internacional de Istambul.Este é o sexto atentado na Turquia em 2016. A autoria dos ataques tem sido atribuída ao Daesh ou ao grupo separatista curdo Falcões da Liberdade (TAK).

No início do ataque, dispararam indiscriminadamente contra as pessoas. Depois, dois deles fizeram-se explodir.

O terceiro elemento foi abatido pelas forças de segurança turcas.

Imagens captadas por telemóveis de passageiros mostram os momentos das explosões.

Testemunhas do ataque descrevem momentos de grande pânico na aerogare.

Logo nos primeiros minutos após o triplo atentado, os feridos foram transportados por taxistas para os hospitais.

Até ao momento, sabe-se que estão entre as vítimas mortais, 13 cidadãos estrangeiros. Entre eles cinco sauditas e dois iraquianos.

Apesar de o ataque da noite passada ainda não ter sido reivindicado, o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, afirmou que todos os indícios apontam na direção do Estado Islâmico.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sustentou, por sua vez, que este ataque deve servir como um ponto de viragem na luta global contra os grupos terroristas: “As bombas que explodiram em Istambul podiam ter rebentado em qualquer aeroporto de qualquer cidade do mundo”.

Os Estados Unidos classificaram o triplo atentado como um ato hediondo. O secretário de Estado John Kerry prometeu dar todo o apoio às autoridades turcas.

O aeroporto Ataturk é a principal infraestrutura do género em Istambul e o terceiro mais movimento da Europa, com um volume anual de 60 milhões de passageiros.

No terminal internacional existem duas barreiras de segurança antes da zona do check-in com raios X, mas as verificações de segurança nas viaturas são limitadas.

Às primeiras horas da manhã a atividade no aeroporto foi retomada nas partidas e nas chegadas. Todavia, subsistem grandes limitações. A maioria dos voos ainda permanece cancelada.
Tópicos
pub