Trump acusa o pai de Ted Cruz de ligação ao assassínio de Kennedy

por RTP
Kamil Krzaczynski, Reuters

O candidato à investidura republicana, Donald Trump, atacou o seu concorrente Ted Cruz com a alegação de que o pai deste colaborara em actividades políticas com o alegado assassino do presidente John F. Kennedy.

Trump invocou um artigo publicado em The National Enquirer, que afirmava existirem fotografias documentando uma distribuição de panfletos pró-castristas, realizada pelo alegado assassino de Kennedy, Lee Harvey Oswald, e por Rafael Cruz, pai do actual senador e candidato à investidura republicana. Essa distribuição de panfletos terá ocorrido no Estado da Louisiana em 1963, pouco tempo antes do assassínio do presidente, alegadamente por Oswald.

Numa entrevista à cadeia de televisão Fox News, citada no New York Times, Trump respondeu a um apelo de Rafael Cruz ao voto no filho, dizendo: "Acho uma vergonha que lhe seja permitido fazê-lo. Acho uma vergonha que lhe seja permitido dizê-lo". Depois, referindo-se a Ted Cruz, acrescentou: "Sabe, o pai dele estava com Lee Harvey Oswald antes de Oswald ser, digamos, abatido. Quero dizer, tudo isto é ridículo (...) Nem sequer falam disto. Isto foi noticiado e ninguém fala disto. Mas acho que é horrível".

Trump misturou o assassínio do presidente com o posterior assassínio do seu alegado assassino, com um tiro disparado por um circunstante, Jack Ruby, quando Oswald era levado pela polícia, preso e algemado.

Uma porta-voz de Cruz, Catherine Frazier, reagiu afirmando: "Os comentários falsos, baratos e insgnificantes que Trump emite quase todos os dias mostram o seu desespero em atrair atenção e a sua disposição a dizer seja o que for para consegui-lo. Nós estamos em campanha por empregos, liberdade e segurança, ao passo que Trump está em campanha com lixo falso e tablóide".

Além disso, a organização de campanha de Cruz classificou como falsas as alegações de The Enquirer.
pub