Trump recusa dizer se vai aceitar resultados eleitorais

por Jorge Almeida - RTP
“Esta não é a forma como a nossa democracia funciona há 240 anos”, disse a candidata democrata Carlos Barria - Reuters

As sondagens atribuem a Hillary Clinton a vitória no terceiro e último debate da corrida à Casa Branca. Mas o confronto ficou marcado pela recusa do candidato republicano, Donald Trump, em esclarecer o que fará após a contagem de votos de 8 de novembro.

“Eu vou analisar os resultados no momento”, disse o magnata do imobiliário. Perante a insistência do moderador do debate, Chris Wallace, da Fox News, Trump acrescentou: “Eu vou mantê-lo em suspense”.

Estas respostas formam o momento mais marcante do último debate antes das eleições. O candidato republicano colocou em causa um dos princípios fundamentais da política norte-americana - a transferência indiscutível de poder de um presidente para um sucessor que venceu legitimamente as eleições.

O desempenho de Donald Trump pode ter comprometido a decisão dos eleitores que ainda estavam indecisos. O candidato utilizou expressões como hombre, uma linguagem que pode ofender os latinos, e referiu-se a Hillary Clinton como “uma mulher feia”.

Trump voltou a perder um debate contra Hillary. Foto: Rick Wilking - Reuters

“Esta não é a forma como a nossa democracia funciona há 240 anos”, disse a candidata democrata.

Um dos pontos quentes do debate foi quando se falou do Presidente russo. Donald Trump referiu que Vladimir Putin não tinha respeito por Hillary Clinton ou Barack Obama. Depois revelou que tinha dito coisas boas sobre si e que Washington e Moscovo poderiam trabalhar em conjunto para combater o autoproclamado Estado Islâmico.

A resposta de Clinton foi dura: “Isso é porque ele prefere ter um fantoche como presidente dos Estados Unidos”.

O último debate das eleições presidenciais decorreu em Las Vegas. Foto: Reuters

Quando Chris Wallace lhe perguntou por que razão tantas mulheres tinham vindo publicamente acusá-lo de assédio sexual, o candidato respondeu que é tudo mentira, “grande parte das acusações foram desmascaradas”.
Trump a perder em todas as frentes
A sondagem instantânea da CNN/ORC indicou que 52 por cento dos telespectadores preferiram Clinton, contra 39 por cento que escolheram Trump.

Nos últimos dias, o candidato republicano perdeu oito pontos nas sondagens e no mapa eleitoral, dois Estados decisivos, a Florida e o Nevada, passaram a ter mais apoiantes do Partido Democrático.

Dois outros Estados que há décadas votam nos candidatos republicanos, o Utah e o Arizona, são agora considerados dois campos de batalha eleitoral.
pub