TTIPleaks destapa documentos sobre acordo de livre comércio

por Alexandra Madeira

Foto: Reuters

A Greenpeace revelou esta segunda-feira mais de 200 documentos confidenciais referentes às negociações entre os Estados Unidos e a Europa sobre o Acordo de Livre Comércio e Investimento (conhecido pela sigla TTIP).

Este acordo, que pretende estabelecer as regras para o comércio e investimento entre Europa e Estados Unidos, tem sido alvo de muitas críticas pela forma pouco transparente como tem decorrido a negociação, mas sobretudo pelos receios de que ponha em causa regras de seguraça alimentar e não só.

Nas 248 páginas, a Greenpeace garante ter encontrado ameaças à saúde pública e ao ambiente.

Em "nenhum dos capítulos (...) se faz a referência à regra de exceção geral incluída no Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio da Organização Mundial do Comércio, que permite aos países regular o comércio para proteger a vida e a saúde se seres humanos, animais e plantas", ou "para a conservação dos recursos naturais", referiu no domingo a Greenpeace Holanda.

Para a organização, a omissão desta regra "sugere que ambas as partes criam um regime que coloca o lucro à frente da vida e da saúde dos seres humanos, animais e plantas".
pub