Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem

Turquia abate caça russo na fronteira com a Síria: ao minuto

por Sandra Salvado - RTP

A aviação turca anunciou que abateu um avião militar russo, perto da fronteira com a Síria e que estaria a violar o seu espaço aéreo. O Ministério da Defesa russo diz que o avião abatido é um dos seus caças SU-24 que nunca saiu do espaço aéreo da Síria. Entretanto, a NATO vai realizar uma reunião extraordinária, a pedido da Turquia. Putin já considerou as autoridades turcas de "cúmplices terroristas".

Mais atualizações

16h00 - Chega ao fim o acompanhamento ao minuto sobre o abate do caça russo na fronteira com a Síria

15h55 - Reunião extraordinária da NATO

A NATO vai realizar às 16h00 uma reunião extraordinária, a pedido da Turquia, sobre o abate do avião russo.

"A pedido da Turquia, o Conselho do Atlântico Norte vai realizar uma reunião extraordinária (…) O objetivo desta reunião é a Turquia informar os aliados sobre o abate de um avião russo", disse uma fonte da NATO, citada pelas agências internacionais.

15h30 - Ministro dos Negócios Estrangeiros russo cancela visita oficial à Turquia

 
A visita de Sergei Lavrov estava agenda para esta quarta-feira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros aconselhou ainda a população russa a não viajar para a Turquia, onde a ameaça “não é menos elevada” que no Egito, lembrandoo o atentado contra um Airbus A-321 russo, que a 31 de outubro caiu no Sinai com 224 pessoas a bordo.

14h15 - Tensão entre os dois países subiu nos últimos dias


Apesar do incidente de hoje ainda não foi cancelada a visita amanhã a Ancara, do chefe da diplomacia russa Sergei Lavrov, no quadro dos esforços para encontrar uma saída política para a Síria.


Reportagem de Mendes Oliveira e Rui Magalhães - RTP

13h50 -
Vladimir Putin diz que abate de avião foi uma "facada nas costas"

Foi "uma facada nas costas"
que terá "consequências sérias para as relações russo-turcas", disse Putin em conferência de imprensa, na presença do rei Abdullah II da Jordânia, informam as diversas agências.
13h37 - "Dados de monitorização mostraram que não houve violação de espaço aéreo sírio", informa o Ministério da Defesa russo

"Um caça russo Su-24 foi abatido por um F-16 turco. Dados de monitorização mostraram que não houve violação do espaço aéreo sírio", disse o ministério em comunicado à imprensa.


13h15 - Primeiro-Ministro turco Ahmet Davutoglu diz que a Turquia tem direito de responder a violações do seu espaço aéreo


12h55 - Vladimir Putin diz que o caça foi abatido em território sírio, a 4 Km da fronteira com a Turquia


12h40 - "Piloto russo do Su-24 abatido pela Turquia morreu, o outro está desaparecido"

Um piloto russo do Su-24 que foi abatido pela aviação da Turquia e caiu no extremo noroeste do território sírio morreu. O segundo piloto encontra-se desaparecido, informaram fontes rebeldes e de militantes da oposição síria, à agência France Presse.

A mesma agência diz que o primeiro piloto foi morto pelas forças da oposição que atiraram contra ele ao pousar, e depois de se ter ejetado do aparelho.

12h05 - Reunião extraordinária da NATO, a pedido da Turquia

A NATO irá realizar uma "reunião extraordinária" esta terça-feira às 17h00 (16h00 em Portugal), em Bruxelas "a pedido da Turquia", disse à France Presse um membro da NATO.

Este conselho é composto por altos representantes de 28 países membros da Aliança Atlântica, à qual a Turquia pertence.

11h50 - Televisão russa mostra um dos supostos pilotos, alegadamente morto, nas mãos dos rebeldes

"Um piloto russo (…) Deus é grande, diz um dos homens, citado pelo canal de televisão russo RT.




10h40 - Grupo rebelde Asyrian mostra suposto piloto russo no chão e diz que está morto

A nótícia é avançada pela agência Reuters, que diz que o vídeo foi enviado à agência por um grupo rebelde que opera na Síria. O chefe do grupo, que não quis ser identificado, mas disse que o piloto estava morto.

11h25 - Mapa da agência Reuters mostra as áreas controladas na Síria



O caça-bombardeiro SU-24 despenhou-se na zona de Yamadi, na província síria de Latakia.

11h15 - Nato está a seguir de perto ponto da situação

"A Nato está a seguir de perto a situação e está em contacto com as autoridades turcas", disse um membro desta organização à agência France Presse.

11h07 - É um "incidente muito grave", disse Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin

É um "incidente muito grave, mas é simplesmente impossível dizer alguma coisa sem ter mais informações" disse o porta-voz de Vladimir Putin, disse aos jornalistas.

10h50 - Há helicópteros russos à procura dos dois pilotos, diz a agência Reuters

10h40 - Turquia diz que vai consultar NATO e ONU


A Turquia confirmou esta terça-feira, à agência Reuters, que derrubou um bombardeiro Su-24 pertencente à Força Aérea da Rússia, por uma suposta violação de seu espaço aéreo, na fronteira com a Síria e anunciou que levará o assunto à Nato e à ONU.

O governo da Turquia garante que o avião, que caiu em território sírio, foi abatido porque violou o seu espaço aéreo e não respondeu às diversas advertências.

10h25 - Ministério da Defesa da Rússia insiste que não violou espaço aéreo turco

Evgueni Mouravich, correspondente da RTP em Moscovo, conta que a Rússia garante que o aparelho abatido pela Força Aérea turca se encontrava na Síria quando foi atingido.
O correspondente conta também a versão dos acontecimentos dada pela imprensa turca, que avança  que as forças militares terão avisado os pilotos do Su-24 por dez vezes antes de abater o avião.

Os dois pilotos do avião encontram-se agora em Yamadi, na Síria.

O correspondente da RTP destaca, por fim, o agravamento das relações diplomáticas entre a Rússia e a Turquia que tem sido evidente nos últimos dias.

10h05 - Incidente com Su-24 tinha de acontecer mais tarde ou mais cedo, diz José Milhazes

De acordo com José Milhazes, comentador da Antena 1 sobre assuntos internacionais, este incidente pode ter consequências muito graves, destacando que a Turquia é um país membro da Nato.

Este incidente acontece um dia depois de Vladimir Putin ter estado no Irão.

9h55 - Agência noticiosa turca Anadoluency mostrou imagens de dois pilotos russos a saltar em páraquedas


Segundo a CNN, citando fontes locais, um deles terá sido capturado por forças tribais turcomanas em território sírio. Geralmente os turcomanos sírios, de ascendência turca, têm sido alvo de declarações de solidariedade por parte de Ankara.

Uma notícia veiculada pela Reuters referia o lançamento de uma operação helicópteros russos, destinada a recuperar os dois pilotos.

9h45 - Televisão turca Habertürk TV captou as imagens da queda do avião

9h25 - Moscovo desmente violação do espaço aéreo

O Ministério russo da Defesa garante que o avião não violou o espaço aéreo turco e que os pilotos saltaram de páraquedas antes de ser abatido o SU-24 .

"Hoje, sobre território sírio, na sequência de tiros disparados provavelmente a partir do solo, caiu um avião SU-24 da Força Aérea russa em combate na Síria", refere o Ministério da Defesa russo num comunicado, citado pela AFP.

Segundo a mesma agência, Moscovo diz que o SU-24 nunca saiu do espaço aéreo sírio.

A France Presse avança que, “um dos pilotos do avião está nas mãos dos rebeldes sírios".

9h15 - Autoridades turcas dizem que avisaram mais de 10 vezes

"Um avião russo SU-24 foi abatido de acordo com as regras de combate depois de ter violado o espaço aéreo turco, apesar dos avisos", revelaram à agência France Presse fontes da Presidência turca.

Fontes presidenciais turcas, citadas pela Reuters, garantem que cumpriram as regras relativas à violação do espaço aéreo. O ministro dos Negócios Estrangeiros vai agora consultar a NATO, as Nações Unidas e os países aliados sobre este assunto.

9h00 - Cadeias de televisão divulgam imagens da queda do caça




As cadeias de televisão NTV e CNN Turk difundiram imagens da queda do caça-bombardeiro SU-24, a despenhar-se na zona de Yamadi, na província síria de Latakia. As imagens começam agora a ser partilhadas no YouTube.