Turquia ataca Daesh na Síria e bombardeia quem combate os extremistas islâmicos

por João Fernando Ramos

O governo turco autorizou os rebeldes sírios a atacarem posições do Estado Islâmico a partir da Turquia. Os alvos não são no entanto apenas os extremistas. Na mira das operações estão também as forças Curdas Sírias.
No Jornal 2 Felipe Pathé Duarte fala no paradoxo Turco. "A Turquia quer mostrar uma postura mais agressiva perante o Daesh depois de ter sido vitima do seu terror (uma criança-bomba fez-se explodir esta semana num casamento turco), mas vê-se obrigada travar os mais eficazes combatentes no terreno por estes representarem uma ameaça à sua futura integridade territorial - Os curdos sírios".

Ancara autorizou rebeldes sírios a atacarem os radicais islâmicos a partir de território turco enquanto bombardeia, na mesma zona, os militantes curdos.

O responsável pelo Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo lembra a necessidade de afirmação do regime de Erdogan, mas também o receio de que o combate ao Daesh venha a favorecer o maior, mais organizado e eficaz grupo de combatentes no terreno. As Unidades de Proteção Popular Curdas Sírias, que têm ligações ao PKK, e que podem ganhar, nesta guerra de múltiplas frentes e interesses, o terreno necessário para viabilizar a criação do Curdistão.

"Erdogan bombardeia simultaneamente o o Daesh e quem se lhe opõem no terreno". Neste jogo o comentador do Jornal e mostra como os interesses estratégicos de Ancara se conjugam com os de Moscovo. São todos os opositores do regime de Bashar Al-Assad a estar debaixo de fogo.

A situação operacional confusa é aproveitada estrategicamente por Vladimir Putin que cimenta a sua política de apoio ao regime sírio ao mesmo tempo que cimenta uma nova aliança com um parceiro que é membro da NATO e que também nos interesses no terreno na Síria se afasta da agenda dos Estados Unidos da América, da União Europeia e d todo o Ocidente: Afastar Assad do futuro do país e pagar aos curdos o empenho na coligação contra o terrorismo islâmico com um país.
pub