Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Turquia e Rússia chegam a acordo para um cessar-fogo em toda a Síria

por RTP
A guerra na Síria dura já há seis anos Sana

A Turquia e a Rússia chegaram a acordo para um cessar-fogo em toda a Síria que deve entrar em vigor à meia-noite, está a avançar a agência pró-governamental turca Anadolu. O entendimento pretende alargar o cessar-fogo instaurado em Alepo a todo o país, mas exclui dos planos russos e turcos os "grupos terroristas".

Este acordo deverá ser a base para uma negociação política entre o regime e a oposição que Moscovo e a Turquia pretendem organizar em Astana, no Cazaquistão, escreve a agência de notícias Anadolu.

Se a trégua for respeitada, o regime de Bashar Al-Assad compromete-se a iniciar negociações com todas as forças da oposição a Damasco, exceto os grupos considerados terroristas.

Isto significa que as organizações políticas curdas - PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Proteção do Povo - que combatem os extremistas do Estado Islâmico no norte da Síria podem ser excluídos das negociações por serem apontados como terroristas pelo governo de Ancara.

O acordo é anunciado duas semanas depois de a Turquia e da Rússia terem iniciado os primeiros contactos para o cessar-fogo na cidade de Alepo.

A guerra na Síria dura já há seis anos. Pelo meio, contam-se vários acordos de cessar-fogo violados.

Surge agora um entendimento entre a Turquia e a Rússia, uma semana depois de o embaixador Russo ter sido assassinado em Ancara quando discursava na inauguração de uma exposição.

O atirador fazia parte das forças especiais de segurança turcas e acabou por ser abatido.







pub