Twitter suspendeu 125.000 contas por incitamento ao terrorismo

por Graça Andrade Ramos - RTP
Logo da rede Twitter Twitter inc

A empresa Twitter Inc. anunciou num blog que suspendeu mais de 125.000 contas desde meados de 2015, por incitamento ao terrorismo. Na sua maioria as contas estavam relacionadas com o grupo "Estado Islâmico no Iraque e na Síria (ISIS)."

As contas têm de ser denunciadas por terceiros mas, de acordo com a agência Reuters, a Twitter Inc afirma que aumentou as equipas que analisam as queixas, reduzindo "significativamente" o tempo de resposta.

Quando as contas são denunciadas, a empresa analisa outras que são similares e usa programas anti-spam para identificar outras contas violentas, o que, afirma, resultou em mais suspensões.

A empresa sublinha que tem detetado uma diminuição "deste tipo de atividade" na sua rede de mini-blogs, presumindo que os seus usuários se estão a deslocar para outros servidores.

A Twitter Inc tem 300 milhões de usuários e é um dos principais meios de recrutamento de simpatizantes e militantes usado pelo grupo Estado Islâmico e outros extremistas similares.

A empresa era acusada de fazer pouco para combater esta utilização da rede e o mês passado atualizou as suas políticas para banir explicitamente "conduta de ódio".

O governo norte-americano tem pressionado as empresas tecnológicas e cooperar e ajudar a identificar contas relacionadas com terrorismo.
Tópicos
pub