Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Uma longa-metragem de animação entre os três finalistas do Prémio Lux de cinema

por Lusa

As longas-metragens "À peine j`ouvre les yeux", "Toni Erdmann" e o filme de animação "Ma vie de courgette" são os três finalistas do Prémio Lux 2016, do Parlamento Europeu, cujo vencedor será escolhido pelos eurodeputados, em novembro, foi hoje anunciado, em Roma.

O anúncio foi feito pela presidente da comissão parlamentar de Cultura e Educação do Parlamento Europeu (PE), Sílvia Costa, e por Antonio Tajani, vice-presidente do PE, no âmbito da apresentação do programa Venice Days, iniciativa paralela ao festival de cinema de Veneza, em setembro, na qual serão apresentados os três finalistas, escolhidos de uma lista de dez filmes, que incluía "Cartas de Guerra", do realizador português Ivo M. Ferreira.

Da realizadora tunisina Leyla Bouzid, o filme "À peine j`ouvre les yeux" conta o quotidiano de jovens do seu país, e resulta de uma coprodução entre a França, Tunísia, Bélgica e Emirados Árabes Unidos.

A colaboração franco-suíça resultou em "Ma vie de courgette", um filme de animação realizado em `stop-motion`, pelo realizar suíço Claude Barras, que relata a vida de um pequeno rapaz num orfanato.

"Ma vie de courgette", uma adaptação do romance "Autobiographie d`une courgette", de Gilles Paris, foi apresentado no festival de Cannes, deste ano, e venceu o principal prémio do júri e o Prémio do Público, no Festival de Cinema de Annecy, em França.

O outro finalista é o filme "Toni Erdmann" (Alemanha, Áustria e Roménia), da realizadora alemã Maren Ade, que é definido como uma tragicomédia política, que explora a atual cultura dominante do mundo dos negócios.

Os três filmes terão legendas nas 24 línguas oficiais da UE e serão projetados em mais de 50 cidades e 20 festivais europeus.

O vencedor será anunciado a 23 de novembro, em Estrasburgo, na presença dos três realizadores finalistas, nas instalações do Parlamento Europeu.

Este ano assinala-se o 10.º aniversário do galardão. Por isso, personalidades do cinema europeu estarão presentes, no edifício de Bruxelas do Parlamento Europeu, a 10 de outubro, para uma série de eventos comemorativos.

No ano passado, a vencedora do galardão foi a realizadora franco-turca Deniz Gamze Erguven, pelo seu "Mustang", que também foi nomeado para Óscar de melhor filme estrangeiro.

 

pub