União Europeia anuncia ajuda adicional de 38 ME para o Haiti

por Lusa

Port-au-Prince, 30 abr (Lusa) -- A União Europeia (UE) anunciou na sexta-feira que vai facultar 38 milhões de euros de ajuda adicional ao Haiti, que combate uma seca e uma crise migratória com a vizinha República Dominicana.

O financiamento inclui 12,2 milhões de euros em alimentos e água potável para mais de 400 mil haitianos, segundo um comunicado divulgado pela União Europeia.

O fenómeno meteorológico El Niño devastou plantações, com perdas de até 70% em algumas zonas.

Cerca de 3,6 milhões de haitianos enfrentam um cenário de insegurança alimentar, dos quais 1,3 milhões de uma forma severa, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos.

A União Europeia também vai alocar 400 mil euros para prestar assistência no Haiti aos que foram deportados da República Dominicana.

O país vizinho começou a aplicar uma política de imigração, no verão do ano passado, visando principalmente pessoas de origem haitiana.

Desde então, cerca de 87 mil pessoas foram forçadas a cruzar a fronteira para o Haiti, onde algumas nunca viveram. Entre elas figuram mais de 1.200 menores, que não se encontram acompanhados por adultos, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

Alguns foram deportados de uma forma tão repentina que chegaram apenas com a roupa do corpo. Milhares vivem perto da fronteira em casas improvisadas com fracas condições sanitárias.

Além da ajuda de emergência, a União Europeia também vai providenciar 17 milhões para projetos a médio e longo prazo que visam ajudar o Haiti a construir a sua capacidade de responder às ameaças que representam fenómenos do clima.

O Haiti é o país mais pobre da América, atingido por uma instabilidade política de longa data e, em 2010, por um devastador sismo.

Tópicos
pub