Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

União Europeia é modelo para união dos povos e da paz (João Paulo II)

por Agência LUSA

A União Europeia (UE) constitui "um modelo de vontade política a favor da união dos povos e da paz" num mundo exposto ao terrorismo e aos conflitos, declarou o Papa João Paulo II numa mensagem hoje divulgada.

"No mundo de hoje, fragilizado pelo risco do terrorismo e pela ameaça de conflitos duradouros e ainda ameaçadores, a UE surge como um modelo de vontade política a favor da União dos povos e para a paz", sublinhou o Sumo Pontífice, na mensagem endereçada ao novo embaixador da Grécia junto da Santa Sé.

Na ausência de João Paulo II, hospitalizado na sequência de uma intervenção cirúrgica, as credenciais do novo representante diplomático foram recebidas pelo "número dois" do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, que leu a mensagem papal.

O Papa convida os Estados-membros da União a "concentrarem os seus esforços na promoção do entendimento entre os povos e no reforço das instituições internacionais incumbidas de o garantir".

Na mensagem, João Paulo II exorta ainda à prossecução de uma "política corajosa de desenvolvimento em favor dos países mais desfavorecidos, nomeadamente no continente africano".


pub