"Vai ser sempre a América primeiro": o discurso de Trump

por RTP

No primeiro discurso como Presidente, Donald Trump prometeu erradicar o Islão radical da face da terra. "A nossa lealdade para com o nosso próprio país irá permitir-nos redescobrir a nossa lealdade para com os outros", disse ainda o 45.º presidente dos Estados Unidos da América.

"Quando a América se une é imparável. Não tenham receio, somos protegidos e seremos sempre protegidos pelos muitos homens e mulheres das nossas forças armadas e, sobretudo, seremos protegidos por Deus", afirmou Donald Trump.

Trump agradeceu ao Presidente Barack Obama e à primeira-dama o papel desempenhado no período de transição. "Foram magníficos", afirmou.

Considerou ainda que esta transição de poder significa que o poder regressa ao povo, depois de anos nas mãos dos partidos. "Washington floresceu mas o povo não beneficiou desta riqueza. Os políticos prosperaram mas perdemos postos de trabalho. O poder estabelecido protegia-se a si próprio mas não protegia o país", afirma.

"A partir de agora tudo muda. Este momento é o vosso momento", insiste. "Será sempre a América Primeiro".

O novo presidente afirmou ainda que o crime, os gangs e as drogas levaram à perda de muitas vidas e promete uma nova postura internacional.

"Durante décadas ficámos sem indústria, pagámos pelas forças armadas de outros países, gastámos fortunas lá fora enquanto os norte-americanos sofriam. Gastámos milhões de dólares no estrangeiro enquanto o nosso país se desintegrou ao longo dos anos. Tornámos os outros países ricos", disse Trump.

"A partir de hoje vai ser uma nova visão a governar o nosso país. A partir daqui será sempre a América primeiro. Todas as decisões sobre comércio, impostos, imigração, negócios estrangeiros serão tomadas para beneficiar as famílias americanas", afirmou.
pub