Vários feridos em tiroteio no Estado norte-americano do Colorado

por João Ferreira Pelarigo - RTP
Vários feridos em tiroteio no Estado norte-americano do Colorado Foto: Twitter

Um tiroteio ocorrido esta sexta-feira perto de um centro de planeamento familiar no Estado norte-americano do Colorado fez vários feridos. Há agentes da polícia entre as vítimas. Ao início da noite, não se sabia ainda quantas pessoas estavam envolvidas nos disparos.

"Está uma operação policial em curso" e há "várias pessoas feridas" pelas balas, explicou a fonte das autoridades citada pela agência France Presse, sem revelar se há um ou vários atiradores.

Catherine Buckley, porta-voz da Polícia do Colorado, disse que "os oficiais dentro do edifício encontraram um indivíduo" e acrescentou que "eles trocaram disparos".

As agências internacionais diziam que o ou os atiradores estavam "aparentemente fora" do centro, mas as autoridades adiantaram no Twitter que o autor dos disparos estaria barricado no interior do centro.

Os bombeiros de Colorado Springs, no sul de Denver, escreveram na mesma rede social que havia "um atirador ativo no centro de planeamento familiar".

A Polícia sugeriu mesmo que se evitasse "a interseção de Centennial e Fillore" porque "um tiroteio está em curso e os arredores não são seguros".
Polícias entre as vítimas
De acordo com os media locais, que também citam fontes policiais, há "quatro agentes entre os feridos pelas balas e poderá haver mais vítimas".

A Polícia do Colorado publicou nas redes sociais que pelo menos quatro oficiais estão entre os feridos, sendo o número total de vítimas ainda indeterminado. A porta-voz da polícia deste Estado diz que são vários os feridos, mas até ao momento não são conhecidos casos de mortes.Brigette Wolfe, uma cidadã que trabalha no edifício em frente ao centro familiar onde ocorreram os disparos, disse à CNN que estão no local várias equipas das autoridades, incluindo as forças especiais SWAT.

Os centros de planeamento familiar são frequentemente alvo de ameaças ou ataques de opositores radicais ao aborto nos Estados Unidos.

Vicki Cowart, o presidente do centro, declarou entretanto que a sua preocupação é "a segurança dos pacientes, colaboradores e a aplicação da lei".

Nas rádios norte-americanas, o suspeito foi descrito como um homem branco, com cerca de 40 anos, casaco comprido e um chapéu de caçador. Meios de comunicação locais afirmaram ainda que o homem pode ter disparado sobre carros que passavam.

Uma porta-voz do centro médico Penrose-St. Francis, no Colorado, confirmou que chegaram ao hospital três vítimas do tiroteio, mas não revelou a natureza dos ferimentos.
Tópicos
pub