Vítimas coreanas da bomba atómica no Japão descontentes com visita de Obama a Hiroshima

por Lusa

Seul, 26 mai (Lusa) -- Um grupo que representa as vítimas coreanas da bomba atómica lançada pelos Estados Unidos no Japão acusou hoje Barack Obama de negligenciar o seu sofrimento, antes da visita do Presidente a Hiroshima.

A Associação de Vítimas Coreanas da Bomba Atómica estima que entre 40 mil e 70 mil coreanos morreram em Hiroshima e Nagasaki quando as bombas atómicas foram lançadas sobre as duas cidades em agosto de 1945.

A península coreana esteve sob domínio colonial japonês nessa época, e a maioria dos que morreram foram recrutados pelo exército japonês ou participavam em trabalhos forçados.

A associação argumenta que houve múltiplas vítimas coreanas, que merecem um pedido de desculpas tanto dos Estados Unidos como do Japão.

Cerca de duas dezenas de membros do grupo, incluindo sobreviventes e familiares dos que morreram, reuniram-se junto à embaixada dos Estados Unidos em Seul com cartazes onde se lia "Peçam desculpa às vítimas coreanas pela bomba atómica" e "Reconheçam a segunda geração de vítimas".

Na sexta-feira, Obama torna-se o primeiro Presidente norte-americano no ativo a visitar Hiroshima e, apesar de já ter afirmado que não fará um pedido de desculpas, a Coreia do Sul receia que a viagem se vá inserir numa narrativa que apenas se foca no sofrimento do Japão, ignorando as consequências do período colonial e guerra noutros povos.

Tópicos
pub