Zona de testes nucleares norte-coreanos com pouca atividade na véspera de congresso

por Lusa

O centro de testes nucleares norte-coreano de Punggye-ri mostrou "escassa atividade" nos últimos dias apesar das advertências de que Pyongyang poderia realizar um novo teste antes do congresso do partido único, que começa na sexta-feira.

As imagens captadas por satélites no início da semana e analisadas hoje pelo portal especializado "38north" indicam que não parece haver preparativos para a realização de um teste nuclear subterrâneo iminente, devido à ausência de veículos e pessoal em vários pontos de Punggye-ri.

O Governo sul-coreano tem vindo a alertar que a Coreia do Norte pode realizar o seu quinto teste nuclear nos próximos dias de modo a fortalecer a posição do líder Kim Jong-un antes do congresso do Partido dos Trabalhadores, que arranca na sexta-feira e que é o primeiro em 36 anos.

Em janeiro, a Coreia do Norte realizou o seu quarto teste nuclear e em fevereiro lançou um `rocket` para o espaço com tecnologia de um míssil intercontinental, o que levou a ONU a impor as mais severas sanções até à data.

No congresso podem ser anunciadas decisões importantes, especialmente em matéria económica -- alguns especialistas acreditam que Kim pode impor uma mudança geracional entre as elites do país.

 

pub