Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Beijo na boca sim, minuto de silêncio não!

Morreu ali mesmo ao lado, na Praça das Cortes. Num hotel que fica a metros da Escadaria dos Leões, no Congresso dos Deputados. Faltava pouco para a primeira sessão de controlo ao Governo de Mariano Rajoy começar.

O corpo ainda devia estar quente, o óbito acabara de ser declarado, quando Pablo Iglesias deu ordem aos parlamentares do Podemos para não ocuparem os lugares, não respeitarem o minuto de silêncio. E assim aconteceu, na mesma câmara onde em março, em plena sessão de investidura, Iglesias beijou na boca o líder de outro partido, enquanto Mariano Rajoy chupava furiosamente caramelos ao ouvir o discurso do então candidato a Presidente, Pedro Sanchéz.

Rita Barberá tinha 68 anos, 24 deles passados a gerir Valência, a terceira maior cidade de Espanha. A antiga “alcaldesa” do PP era, até há pouco mais de um ano, uma referência, a líder histórica do partido de Rajoy na região. Tudo mudou com a chamada operação Taula, um dos últimos casos de corrupção que abalaram Espanha e se transformaram num enorme fardo para os populares.

Em plena crise política, “viu-se obrigada” a entregar o cartão do partido, mas recusou abandonar o Senado onde, atualmente, integrava o grupo misto. Figura controversa, morreu de enfarte esta quarta-feira, menos de 48 horas depois de depor perante o Tribunal Supremo de Espanha, por alegado branqueamento de capitais.

Ora, Pablo Iglesias entendeu que nenhum dos seus deputados poderia participar numa homenagem política a alguém “com uma trajetória marcada pela corrupção”. Foi assim mesmo que, apressadamente, se justificou no Twitter. Fez o seu próprio julgamento, ordenou e saiu da sala. Os restantes partidos condenaram o líder do Podemos mas, nos corredores do Congresso, Iglesias fez questão de dizer aos jornalistas que estava “muito orgulhoso com a atitude”.

No Senado, onde Rita Barberá deveria comparecer pela manhã, como senadora, o grupo parlamentar do Podemos juntou-se ao minuto de silêncio, tal como o líder do Podemos nas Cortes de Valência. O mesmo aconteceu com os parceiros de coligação na Comunidade Valenciana, que se uniram à homenagem no Congresso, dizem, por “uma questão de respeito”, apesar da diferença “abismal” que os separava.

Depois de tudo o que já vi e ouvi nos últimos 14 meses, no Congresso Espanhol, limito-me a citar Philippe Ariès. “Esquecer-se da morte e dos mortos é prestar um péssimo serviço à vida e aos vivos”, mesmo que isso, acrescento eu, dê tempo de antena nas televisões e encha linhas nos jornais.

pub