Há sempre quem colabore

A RTP 2 está a emitir uma série sobre os dias da ocupação de França, durante a Segunda Guerra Mundial, que revela muitos dos comportamentos de colaboração dos franceses, que a história se foi encarregando de esquecer. Quando falamos do gigantesco massacre dos judeus, apenas responsabilizamos a Alemanha Nazi, mas o que aconteceu nesta Europa mostra que nos dias de ocupação há sempre quem colabore nas mais inacreditáveis práticas.

A identificação e a captura de muitos dos que morreram nos campos de concentração passou pelos vizinhos, pelas polícias locais, pelas autoridades que se vergaram aos princípios nazis e o assumiram ao mesmo nível das mais temíveis equipas da SS.

Uma aldeia Francesa é apenas um pequeno exemplo de práticas de outros tempos, onde vemos coisas destes dias. Numa sociedade onde desaparece a liberdade e a sobrevivência começa a ser a primeira regra, há de tudo, principalmente daquele que chamamos o lado mais escuro da humanidade.

Hoje, na crise dos refugiados, voltamos a ter quem aponte do dedo aos estrangeiros que chegam, quem os volte a capturar, quem os coloque num barco num regresso a uma terra de onde fugiram da guerra e da miséria. Passaram tantos anos…e a humanidade continua a não perceber que quando cede aos egoísmos e aos nacionalismos pouco esclarecidos, as coisas acabam sempre muito mal.

Esta série é um excelente exemplo do papel do serviço público nessa tarefa fundamental de incentivar o pensamento e de mostrar as lições de uma história com que temos mesmo que aprender.

Uma aldeia Francesa, sempre de segunda a sexta às 22 na RTP2.

pub