O homem da mala

Aqui há uns anos, estava a liga espanhola ao rubro, também com duas equipas separadas por um ponto na última jornada, e o diário desportivo “Marca” fazia uma manchete com o famoso homem da mala. Um desconhecido, de rosto tapado, de mala preta em punho, cheia de pesetas - estávamos no final do século passado – oferecia dinheiro a uma equipa para ganhar o jogo em que participava para assim ajudar uma outra a sagrar-se campeã espanhola. Não me lembro quem acabou por vencer esse campeonato, acho que foi o Barcelona, mas recordo-me que tudo se decidiu em Tenerife, numa tarde quente de maio. Nem a propósito, quase vinte anos depois, eis que o homem da mala faz a sua aparição em Portugal.

Também numa tarde quente de maio e numa ilha no meio do Atlântico. Há com cada coincidência! A duas jornadas do fim do campeonato mais disputado dos últimos anos eis que a figura da semana é o homem da mala. Seja lá ele quem for. Gordo ou magro. Novo ou velho. Não se sabe. Também de rosto desconhecido, a avaliar pelo que dizem fontes bem informadas, ele anda por aí mas desta vez com uma mala cheia de euros.

Entre acusações e contra-acusações de Benfica e Sporting, Carlos Pereira, o presidente do Marítimo, o próximo adversário do Benfica na luta pelo título, já veio recentrar o problema e avisar que tanto fumo pode mesmo acabar por chamuscar a equipa do Benfica porque os jogadores dos madeirenses “não se sentiram bem com a insinuação que foi feita” e que “têm dignidade suficiente para olharem o jogo pelo jogo, sem fazerem fretes a ninguém”. Boa resposta!

Para Nelo Vingada, uma velha raposa do futebol português, com “milhas náuticas” destas coisas, toda esta confusão pode ser aproveitada e de que maneira para motivar ainda mais os seus jogadores que têm no jogo de domingo à noite um primeiro teste com vista à final da Taça da Liga marcada para 20 de Maio. Um teste agora com uma motivação adicional e não é a que advém do homem da mala. Se fosse cá com um treinador que todos conhecemos – José Mourinho – o twiter do diretor de comunicação do Benfica já estaria fotocopiado e colado às dezenas de exemplares nas paredes do balneário dos maritimistas.

Depois disto, Rui Vitória não só terá de preparar a sua equipa para as dificuldades normais de um jogo de campeonato com o Marítimo, no Funchal, como terá ainda de alertar os seus jogadores para aquilo que foi uma vitamina extra que foi dada aos madeirenses, tanto mais que os encarnados, nas últimas jornadas, têm vindo a demonstrar um cansaço e um desgaste pouco normal. E não fosse a força mental que têm vindo a apresentar – verdadeiramente notável o trabalho que tem sido feito a este nível – e talvez os resultados tivessem sido outros. Com amigos destes…

Tão ou mais disparatada que a história do homem da mala é a de saber qual é a equipa que merece ser campeã nacional. Diz Jorge Jesus que, por aquilo que fez ao longo da temporada, é o Sporting que merece ser campeão. Respondem do outro lado da segunda circular que nem pouco mais ou menos: quem merece ser campeão é o Benfica.

Isto é um bocadinho como aquela discussão que todos já tivemos um dia de se saber quem é o melhor jogador do mundo – Ronaldo ou Messi – e quem merece ganhar a Bola de Ouro da FIFA. No caso da liga, para que não restem dúvidas, a equipa que terminar em primeiro lugar será sempre a melhor e a merecedora de todos os elogios ou não fosse um campeonato uma prova de regularidade.

Bem sei que em Portugal raramente é assim – esta semana, por exemplo, ouvi um comentador afeto a um clube dizer que a sua equipa se queixa de não lhe terem sido marcados 20 penalties!!!! –mas eu não só sou teimoso, como penso pela minha cabeça.

pub