Agência Mundial Antidopagem satisfeita com resposta russa à suspensão da IAAF

por LUSA
REUTERS

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) manifestou-se satisfeita com a “prontidão” com que a Federação Russa de Atletismo acatou a suspensão decretada pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), por uso sistemático de doping.

“A AMA regista com agrado as garantias dadas pelo ministro russo dos Desportos, Vitaly Mutko, relativamente ao apoio e prontidão na aplicação das recomendações feitas no relatório da comissão independente da AMA”, disse o diretor-geral do organismo, David Howman, citado num comunicado emitido hoje pelo ministério de Mutko.

O diretor-geral da AMA, que se reuniu na quinta-feira com o ministro russo dos Desportos, em Frankfurt (Alemanha), advertiu, no entanto, que “ainda há muito trabalho a fazer para reformar a RUSADA”, a agência antidopagem da Rússia.

A 13 de novembro, a IAAF tinha suspendido provisoriamente a Rússia devido por uso generalizado de substâncias proibidas, que um relatório elaborado por uma comissão de inquérito independente da AMA denunciou ter apoio estatal.

A comissão independente da AMA recomendou a suspensão da federação russa, por práticas de doping, assim como a retirada da acreditação à RUSADA, cujo diretor foi responsável pela destruição de 1.417 amostras consideradas suspeitas de práticas dopantes.

O documento elaborado pela comissão acusa também, entre outras coisas, os serviços secretos russos de intimidação dos responsáveis pela análise de amostras recolhidas nos Jogos Olímpicos Sochi2014 e recomendou, igualmente, a irradiação de cinco atletas e cinco treinadores.

De acordo com os responsáveis da comissão independente da AMA, é muito claro que os casos de doping no atletismo russo “não poderiam ter acontecido” sem o conhecimento e consentimento do Governo russo.

A AMA quer agora que a Rússia seja impedida de estar nas provas de atletismo dos Jogos do Rio2016, considerando que os resultados de Londres2012 foram “sabotados” pela presença de atletas dopados.
pub