Ana Cabecinha foi quarta nos 20 quilómetros marcha

por Mário Aleixo - RTP
Ana Cabecinha ficou a menos de dois minutos do primeiro lugar Srdjan Suki-Epa

Ana Cabecinha foi quarta nos 20 km marcha dos mundiais de atletismo.

A marchadora portuguesa terminou na última madrugada em quarto lugar os 20 quilómetros marcha dos mundiais de atletismo, a decorrer em Pequim, enquanto Vera Santos foi 21ª e Inês Henriques 23ª, numa prova ganha pela chinesa Liu Hong.

A recordista lusa percorreu os 20 quilómetros da prova em 1h29m29s, enquanto Vera Santos gastou 1h34m01s. A outra portuguesa em prova, Inês Henriques, cortou a meta com o tempo de 1h34m47s.

Para Ana Cabecinha a quarta posição dá-lhe ainda mais motivação para trabalhar e tentar alcançar uma posição de maior destaque nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, como confessou ao repórter da Antena 1, Eduardo Gonçalves.

A chinesa Liu Hong, que é recordista mundial, conquistou a medalha de ouro, concluindo o percurso em 1h27m45s, enquanto a sua compatriota Lu Xiuzhi foi segunda classificada, com o mesmo tempo.

A ucraniana Lyudmyla Olyanovska (1h28m13s) foi terceira, subindo ao último lugar do pódio.

Liu Hong, de 28 anos, a marchar em casa, confirmou assim o favoritismo que lhe era atribuído entre o extenso grupo de meia centena de atletas perante a ausência de nomes e, por conseguinte, candidatas a medalhas da Rússia -- potência de primeira linha na marcha.

Nem Elena Lashmanova, a campeã mundial que está suspensa desde o ano passado, por "doping", nem sequer as marchadoras que ocupam o segundo e o quarto lugar do "ranking" do ano, levadas na voragem do escândalo que arrasou o centro de alto rendimento russo de Saransk participaram.
pub