Última Hora
Ministro das Finanças vai ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento

Dupla de árbitros representa Portugal no Eurobasket2015

por Mário Aleixo - RTP
Fernando Rocha é um árbitro experiente em competições internacionais leca-palmeira.com

Fernando Rocha e Sérgio Silva no Eurobasket2015.

Portugal vai estar representado no Europeu de basquetebol de 2015 por dois árbitros, o portuense Fernando Rocha, que cumpre a quarta presença consecutiva na prova, e o estreante lisboeta Sérgio Silva.

Fernando Rocha, que já tinha dirigido jogos nas edições de 2009 (Polónia), 2011 (Lituânia) e 2013 (Eslovénia), vai, durante a primeira fase, arbitrar encontros do Grupo A, sediado na cidade francesa de Montpellier.

O juiz portuense é considerado um dos melhores da Europa, com presença assídua em fases finais das principais competições europeias de clubes. Também foi requisitado para apitar nas fases finais dos Mundial de 2010 e 2014.

Por seu lado, Sérgio Silva estreia-se no lote de 40 árbitros nomeados para este campeonato. Foi colocado em Zagreb, capital da Croácia, onde se desenrolará o Grupo C.

"Prevejo um Europeu muito duro, competitivo e intenso. O grau de exigência será ainda maior, porque esta edição do Eurobasket apura diretamente para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro os dois finalistas da competição", referiu Fernando Rocha, que se encontra na cidade alemã de Frankfurt a participar num "clinic" de preparação para a competição.

A preparação é intensa: "Temos de apresentar um atestado médico e fazer testes físicos e teóricos antes do início da competição. Há imenso rigor na escolha dos 40 árbitros que dirigem jogos nas fases finais do Eurobasket. Depois, só são nomeados 28 para a segunda fase".

A "coroa de glória" do árbitro português foi a nomeação para dirigir o embate das meias-finais da edição de 2011, a última em que a seleção portuguesa esteve presente.

Fernando Rocha revelou ainda que as nomeações são rodeadas de elevado secretismo e conhecidas poucas horas antes dos jogos.

"Nenhum árbitro fica instalado nos hotéis das seleções. E somos obrigados a elaborar um relatório minucioso no dia seguinte à realização de uma partida", referiu.

Os prémios de jogo não são tão aliciantes como a importância desta competição suscita. Recebem 750 euros por cada fase, o que dá 1.500 euros no total. "Mas, esta situação vai ser brevemente revista pela FIBA", disse ainda Fernando Rocha.

c/Lusa
pub