Etapa mítica da Senhora da Graça põe à prova a amarela de Gustavo Veloso

por Carlos Santos Neves - RTP
A tirada deste domingo parte de Alvarenga e termina no alto da Senhora da Graça José Coelho - Lusa

É à quarta etapa que a edição 77 da Volta a Portugal leva o pelotão ao alto da Senhora da Graça, uma subida de primeira categoria carregada de história e tradição velocipédicas. Este domingo estão em jogo os nove segundos que seguram a camisola amarela do espanhol Gustavo Veloso, da W52-Quinta da Lixa. As contas finais serão feitas ao quilómetro 159,4.

“Já perdi a Volta por quatro segundos, não vou perder outra vez. Cada segundo conta”, recordava no sábado Gustavo Veloso, segundo numa chegada ao sprint sobre o empedrado de Fafe, atrás do italiano David Vigano, da Idea 2010 ASD.

Na véspera da mítica subida ao alto da Senhora da Graça, o primeiro teste de monta à liderança da geral individual, o corredor galego recuou na memória até à edição de 2013 da Volta a Portugal, quando deixou escapar o triunfo para Alejandro Marque.

“Tenho sempre presente que perdi a Volta por quatro segundos. Por isso vou amealhando para quando tiver um dia mau”, reforçou, ao explicar por que motivo os adeptos do ciclismo puderam ver um camisola amarela converter-se em sprinter.

E um dia mau na etapa deste domingo, conhecida por redefinir classificações, é o que Veloso não vai querer.

O vencedor da Volta de 2014 tem agora nove segundos de vantagem para o companheiro de equipa Delio Fernández e 12 para José Gonçalves, da Caja Rural, mercê da bonificação de seis segundos conseguida com o esforço derradeiro em Fafe.
Uma etapa de montanha
A partida acontece pelas 12h45. O pelotão sai de Alvarenga para encontrar uma meta volante em Castro Daire, ao quilómetro 33,1. Depois há a primeira contagem de montanha de terceira categoria, na subida a Bigorne, aos 47,7 quilómetros. À frente, ao quilómetro 94,1, nova provação para as pernas dos corredores: a subida ao alto da Cumieira, também de terceira categoria.


Altimetria


Em Vila Real o pelotão cruza mais uma meta volante, ao quilómetro 102,5, para então encetar, daí a pouco mais de 12 quilómetros, a difícil escalada de primeira categoria do Alvão.

A terceira meta volante da etapa está em Mondim de Basto e antecede os oito quilómetros da subida ao alto da Senhora da Graça. A chegada está prevista para as 17h36.
Tópicos
pub