Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Fábio Aru na primeira linha da reviravolta na Vuelta

por Mário Aleixo - RTP
Joaquin Rodriguez e Fábio Aru estão na frente da Vuelta separados por 27 segundos Javier Lizon-Epa

A etapa rainha da Vuelta levou Fábio Aru à liderança.

Ao décimo primeiro dia de corrida os ciclistas enfrentaram os Pirinéus na Volta a Espanha em bicicleta.

O dia de montanha acabou pro consagrar a equipa da Astana que viu o seu ciclista Mikel Landa vencer a “tirada”, de 138 quilómetros entre Andorra e Cortals d'Encamp, e o italiano Fábio Aru vestir a camisola vermelha de líder da prova.

O dia ficou também marcado pela desistência de Sérgio Paulinho, após ser abalroado por uma moto da televisão espanhola. O corredor teve de ser transportado ao hospital e foi suturado com 17 pontos na perna esquerda.

O português, de 35 anos, natural de Oeiras, corria a sua sétima Volta a Espanha, depois de ter participado em 2006, 2007, 2008, 2011, 2012 e 2014.

Oleg Tinkov, patrão da equipa da Tinkoff-Saxo, onde corre o ciclista luso, equacionou retirar a equipa da competição depois deste segundo caso de atropelamento de um corredor da equipa, o primeiro foi protagonizado pelo eslovaco Peter Sagan.

Após a etapa dos Pirinéus a classificação é comandada por Fábio Aru, na segunda posição está Joaquin Rodriguez a 27 segundos e no terceiro lugar Tom Dumoulin a 30 segundos.

Entre os portugueses o melhor é André Cardoso, da Cannondale-Gardin (17º). Depois surgem José Gonçalves, da Caja Rural, em 36º; Nelson Oliveira, da Lampre Merida, em 37º; Tiago Machado, da Katusha, em 50º e Ricardo Vilela, da Caja Rural, em 45º.

Esta quinta-feira corre-se a 12ª etapa na distância de 173 km entre Escaldes e Engordany. Na ressaca da subida aos Pirinéus os ciclistas enfrentarão uma “tirada” de transição com uma chegada propícia aos ciclistas mais rápidos.
pub