FIBA exclui Rússia de todas as competições internacionais

por RTP
Foto: Mike Segar - Reuters

A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) excluiu a Rússia de todas as competições internacionais até que esta resolva as questões judiciais em decurso no país, que atingiram um nível "inadmissível".

Após ação de uma associação regional, um tribunal russo obrigou a federação a realizar novas eleições para a direção ao considerar ilegítimo o sufrágio de agosto de 2013.

Apesar das advertências da FIBA em contrário, a federação acedeu e convocou novo ato para 25 de agosto, às quais concorre o ex-jogador da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) Serguei Kirilenko.

O ministro do desporto russo, Vitali Mutkó, assegurou mesmo que a federação não tem opção a não ser cumprir com a decisão judicial e manifestou a confiança de que a FIBA entenderia as razões: a federação vai agora auscultar o governo, para saber que ações tomar.

O novo presidente da FIBA, o argentino Horacio Muratore, expressou recentemente a sua confiança em resolução rápida dos problemas.

O organismo que tutela o basquetebol Mundial diz que o conflito entre a federação russa e a justiça atingiu um "ponto inadmissível".

O impedimento, que excluí a seleção principal de disputar em setembro o Europeu, na Alemanha, poderá ser revertido mediante o resultado da reunião que a presidente da federação russa, Yulia Anikéyeva, vai ter com o comité executivo da FIBA, a 08 e 09 de agosto, em Tóquio.

(c/ Lusa)
pub