Helder Rodrigues é Atleta do Ano

por RTP
Helder Rodrigues exibe o troféu de Atleta do Ano lusa

Telma Monteiro foi Atleta Feminina do Ano, Ilídio Vale, Treinador do Ano, Francisca Laia, Jovem Promessa do Ano, e a Seleção Nacional sub-20 Equipa do Ano

Helder Rodrigues foi o atleta masculino que mais votos recolheu, numa votação realizada desde 27 de outubro e que encerrou às 21:00 de hoje, 8 de novembro - 60 por cento do público e os restantes 40 dos presentes na Gala da Confederação do Desporto de Portugal, no Casino Estoril.

O campeão do Mundo de todo-o-terreno nas motas e terceiro classificado no Dakar Argentina-Chile 2011 recebeu mais votos do que o futebolista Cristiano Ronaldo, ausente da cerimónia por estar ao serviço da seleção, e João Pina, bicampeão da Europa em judo.

O motard também superou em votos João Silva, bicampeão europeu de sub-23 de triatlo, e Fernando Pimenta, vice-campeão da Europa e do Mundo de canoagem (juntamente com João Ribeiro).

No prémio Atleta Feminino do Ano, Telma Monteiro, vice-campeão da Europa, foi a galardoada, reunindo mais votos do que Teresa Portela (canoagem), Sara Moreira e Susana Feitor (atletismo) e Catarina Sousa (surf).

Na Gala do GDP, com o lema "A Língua une, o Desporto reforça", foi também entregue o prémio Treinador do Ano a Ilídio Vale, técnico da equipa de sub-20 vice-campeã do Mundo na Colômbia.

Francisca Laia, medalha de bronze no Europeu de canoagem de juniores, recebeu a distinção Jovem Promessa do Ano, recolhendo mais votos do que Nelson Oliveira (futebol), Frederico Silva (ténis), Marcos Chuva (atletismo) e Rui Bragança (taekwondo).

Amândio de Carvalho recebeu o galardão Equipa do Ano em nome da Seleção Nacional de futebol de sub-20, mais votada do que os selecionados de K4 feminino (canoagem), de corta-mato (atletismo), open de surf, bodyboard e longboard e de double scull ligeiro (remo).



pub