Judocas portugueses sem medalhas ao primeiro dia do Grand Slam de Paris

por Lusa
Legenda da Imagem

O treinador nacional João Neto considerou hoje que os judocas portugueses ficaram "um bocadinho aquém do potencial" no primeiro dia do Grand Slam de judo de Paris, que decorre até domingo.

"Acho que ficámos um bocadinho aquém do nosso potencial, acho que podíamos ter feito um bocadinho melhor. Tivemos a Joana Ramos que esteve muito perto de chegar às medalhas, pelo menos de as ir discutir", explicou o selecionador, acrescentando que "os outros estiveram perto de entrar nos quartos de final".

Joana Ramos (-52kg) ficou em sétimo lugar, considerando ter feito "ótimos combates" contra "atletas muito fortes", apesar de ter perdido, na repescagem, contra a sul-coreana Kim Mi-Ri, depois de ter caído contra a romena Andrea Chitu, primeira do 'ranking' mundial, nos quartos de final, e de ter ganhado à espanhola Laura Gomez e à francesa Penelope Bonna.

"O torneio faz parte de uma preparação com vista aos Jogos Olímpicos porque, teoricamente, se fizermos as contas eu estou praticamente apurada e essa é a prova que eu tenho em mente", declarou a atleta do Sporting, de 34 anos, que já participou nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e que está em posição elegível para o Rio2016, com um 12.º lugar no ranking mundial de judo e um oitavo lugar na qualificação olímpica.

André Alves (-73kg) cedeu na terceira ronda devido a "um erro tático" contra o russo Denis Iartcev, depois de ter ganhado contra o ganês Emmanuel Nartey e contra o chadiano Mbairo Abakar Mazou.

"Consegui ganhar mais alguns pontos, mas preciso ainda de fazer mais pontos, apesar de ainda estar dentro da qualificação [para os Jogos Olímpicos]. Não posso parar agora e deixar de fazer provas. Preciso ainda de fazer mais pontos", afirmou o judoca de 27 anos, 35.º mundial e 29.º na qualificação para o Rio2016.

Sergiu Oleinic (-66kg), 20.º no 'ranking' mundial e em 17.º no apuramento olímpico, perdeu contra o coreano campeão mundial Baul An na terceira ronda, depois de ter conquistado um quinto lugar no Grand Slam de Paris a 17 de outubro do ano passado.

A seleção portuguesa de judo tem ainda alguns judocas à procura de pontos na qualificação para os Jogos Olímpicos Rio2016, como Ana Cachola (-63kg) que perdeu à terceira ronda contra a mongol Munkhzaya Tsedevsuren, depois de ter vencido na segunda contra a cubana Maricet Espinosa, precisando agora de "dois bons resultados" para assegurar o apuramento olímpico.

"Quando perdemos ficamos sempre tristes, é normal. Perdi com uma adversária que é muito forte, que está no 'top-5' mundial. Neste momento preciso de dois bons resultados e agora tenho que ir à procura", declarou a atleta de 29 anos que está no 28.º lugar na qualificação para os Jogos Olímpicos.

Nuno Carvalho (-60kg) perdeu à segunda ronda contra o checo Pavel Petrikov, depois de ter batido o chadiano Sani Issa, mantendo a esperança de aceder à qualificação para os Jogos Olímpicos, ainda que prefira pensar "prova a prova e não nos pontos nem na qualificação".

"Estou triste por ter perdido a segunda vez contra esse adversário. Sabendo que é possível ganhar, fico só triste por isso. Não vou desanimar porque tem mais provas, para a semana tem outra prova. Cada prova [o objetivo] é melhorar para ver se consigo subir mais uns pontos no ranking", declarou o judoca de 31 anos, que é 38.º no quadro da qualificação olímpica.

Diogo César (-66kg) apenas soube esta semana que viria ao Grand Slam , mas 'caiu' na primeira ronda ao ser batido pelo atleta do Cazaquistão Azamat Mukanov: "Eu também só na quarta-feira soube que vinha porque em princípio não era para fazer esta competição, era só para ir a Dusseldorf mais à frente. Vem-se sempre para ganhar, vinha para colher o máximo possível, mas neste caso fiquei na primeira ronda."

Nuno Saraiva (-73kg) perdeu na segunda contra o ucraniano Serhiy Drebot, depois de ter ganhado ao cazaque Mohammed Alharbi.

No domingo, sobem ao 'tatami' Yahima Ramirez (-78kg), Diogo Lima (-81kg), Anri Egutidze (-81kg), Tiago Rodrigues (-90kg) e Jorge Fonseca (-100kg).

O torneio decorre sem Telma Monteiro (-57kg) que, a 17 de outubro, conquistou a medalha de ouro no Grand Slam de Paris, nem Célio Dias que, no dia seguinte, conseguiu o bronze para Portugal no mesmo recinto.
pub