Ouro para Hugo Passos nos Surdolímpicos

| Outras Modalidades

Hugo Passos
|

O lutador do Casa Pia Atlético Clube conquiistou a sua quinta medalha nos jogos para surdos

Hugo Passos conquistou a medalha de ouro na categoria -66 quilos do torneio de luta greco-romana dos Jogos Surdolímpicos, que decorrem na Bulgária, ao derrotar o turco Muhammet Akdeniz, por 7-0.

O atleta, que representou Portugal nos Jogos Olímpicos Atenas 2004, é agora detentor de cinco medalhas em competições surdolímpicas - quatro de ouro e uma de bronze, esta conseguida na luta livre.

No primeiro combate, relativo aos oitavos de final do torneio de -66 quilos, o lutador português venceu Abdurakhmon Sattorov, do Usbequistão, impondo-se, de seguida, ao iraniano Majid Tavakoli.

No combate que dava acesso à final, Hugo Passos derrotou o ucraniano Vitaliy Korepanov.

"Gostaria de participar nos Jogos Olímpicos do Brasil", assume o lutador.

No que se refere a Jogos Surdolímpicos, Hugo Passos ainda não sabe se
a edição de 2017, em Ancara, na Turquia, vai estar nos seus planos.

"Ainda não sei. Em 2015, tenho o Mundial, não sei se, em 2017, vou conseguir ir à Turquia".

O atleta afirma-se orgulhoso da conquista da medalha, e dedicou-a "a Portugal, à família e aos amigos".

"Consegui, estou bastante orgulhoso, não é um trabalho fácil", afirmou
no final do combate, disputado no pavilhão do estádio CSKA.

Hugo Passos é treinado, desde 2000, por David Maia, ex-atleta olímpico e actual seleccionador da FPLA.

David Maia considera que, hoje, o lutador português mostrou "uma intensidade que o adversário não estava à espera" e acrescenta: "Dava para perceber que quem atacasse primeiro ganhava".

O treinador lembra que Hugo Passos "já fez história e que o objectivo é sempre ir mais longe", lamentando "que os apoios cada vez sejam menos".

Hugo Passos acredita que a medalha de hoje pode ajudar no reconhecimento da sua carreira desportiva: "Já recebi algumas medalhas, mas o Estado não me premiou por isso, mas sinto que agora a situação pode melhorar".

Os pódios de Hugo Passos e Hélder Gomes elevam para 10 o número de medalhas acumuladas por Portugal (cinco de ouro, duas de prata e três de bronze) nos Surdolímpicos.


A informação mais vista

+ Em Foco

Cada um de nós tem uma história para contar e para partilhar. Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer a história de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.

    O ex-ministro da Defesa israelita Avigdor Lieberman acumulou diatribes ao longo da carreira política e nunca foge a uma polémica.

      Reunimos aqui reportagens sobre as forças de elite portuguesas, emitidas por ocasião dos 100 anos do Armistício que pôs fim à I Guerra Mundial.

        Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.