Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Portugueses em três finais de natação adaptada

por RTP
Os nadadores portugueses estão em destaque nos europeus de natação adaptada Reuters

Três nadadores estão em finais dos europeus de natação adaptada.

David Carreira, Ivo Rocha e João Pina são os nadadores em destaque na prova do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorre até sábado no Funchal.  

Nos 100 metros costas S2, João Pina conseguiu o oitavo tempo das eliminatórias, com 2.41,89 minutos, marca que lhe permitiu melhorar o recorde nacional da distância (2.43,43), que já lhe pertencia.

Nas eliminatórias dos 100 metros mariposa S8, David Carreira qualificou-se com o quinto tempo (1.07,02 minutos), a 3,18 segundos do francês Charles Rozoy (1.03,15), campeão paralímpico da distância.

Na prova dos 100 metros bruços SB5, Ivo Rocha garantiu presença na final, com a sexta melhor marca das eliminatórias (1.53,50 minutos), nas quais também participou José Costa, que foi 10.º (3.01,81) e ficou fora da final.

Na natação adaptada, os atletas são divididos em 14 categorias, conforme os graus de deficiência, antecedidas da letra S (swimming -- natação em inglês).

As categorias entre S1, para atletas com deficiência mais profunda, e S10, a menos severa, destinam-se a nadadores com deficiências físico-motoras.

Nas classes S11, S12 e S13 competem os atletas com deficiência visual, e a categoria S14 está reservada a nadadores com deficiência intelectual.


pub