Rússia suspensa dos Jogos Paralímpicos

por Mário Aleixo - RTP
Os Jogos Paralímpicos também não contarão com atletas russos AP

O tribunal mantém a suspensão da Rússia dos Jogos Paralímpicos.

O Tribunal Arbitral do desporto (TAS) rejeitou o recurso do Comité Paralímpico Russo e confirmou a suspensão dos Jogos Rio2016, devido ao escândalo de "doping" que abalou o país, anunciou esta terça-feira o órgão judicial sediado em Lausana (Suíça).

O TAS informa que não deu provimento ao recurso depositado a 15 de agosto pelo organismo paralímpico russo, confirmando, consequentemente, a decisão do Comité Paralímpico Internacional (IPC) de suspender a Rússia dos Jogos, que se vão realizar no Rio de Janeiro, entre 7 a 18 de setembro.

A 7 de agosto já tinha sido anunciada a suspensão do Comité Paralímpico Russo, na sequência da investigação de "doping" e das conclusões do relatório McLaren, que revelou a existência de um sistema generalizado de "doping" na Rússia com apoio estatal.

O TAS alegou "não ter encontrado qualquer evidência que contradiga os factos em função dos quais foi tomada a decisão do IPC" de assumir a suspensão global da Rússia, ao contrário do Comité Olímpico Internacional (COI), que optou por delegar essa decisão nas federações internacionais das várias modalidades

O presidente do IPC, Philipe Craven, lamentou que "a sede de glória a qualquer custo da Rússia prejudicou gravemente a integridade e a imagem de todo o desporto", justificando a decisão de suspender todos os atletas russos com base na incapacidade do país cumprir os critérios do código mundial antidopagem.

A Rússia continua a negar as conclusões do relatório McLaren sobre a participação estatal num sistema organizado de "doping" e, em particular, a intervenção no processo do ministro dos Desportos, Vitaly Mutko.

Os Jogos Paralímpicos disputam-se desde 1948 e têm visto a sua dimensão e importância crescer nos últimos 20 anos, tendo contado na última edição, em Londres2012, com a participação de 4.300 atletas, em representação de 164 países.




pub