Sporting vence dérbi de andebol à "tangente" e assegura terceiro lugar

por Lusa
Foto: José Sena Goulão - Lusa

O Sporting assegurou o terceiro lugar na fase regular do campeonato nacional de andebol, ao vencer no terreno do rival Benfica, por tangenciais 32-31, em jogo da 22.ª e última jornada.

Os rivais lisboetas entraram para a última ronda com os mesmos 53 pontos e ainda esperançados em alcançarem o segundo posto, ocupado pelo ABC, só que os bracarenses não facilitaram na deslocação a Fafe e mantiveram a vice-liderança, terminando com 58, mais dois que os 'leões' e mais quatro que as 'águias', que ficaram no quarto posto.

Desta forma, o Sporting vai defrontar o Águas Santas (sexto), na fase de apuramento do campeão nacional, enquanto o Benfica terá pela frente o Madeira SAD (quinto).

Contudo, a formação de Alvalade apenas garantiu o triunfo a sete segundos do final de um jogo que primou pelo equilíbrio, pelos erros técnicos de ambas as equipas e pela emoção do segundo tempo.

Frankis Marzo, autor do tento decisivo, foi a figura 'leonina', com nove golos apontados, sete dos quais na etapa complementar, sendo secundado por Pedro Portela (sete) e Pedro Solha (seis).

Ainda assim, os 'encarnados' saíram em vantagem para o intervalo (16-14), depois de um primeiro tempo em que foram mais agressivos a defender do que o adversário, além de contarem com a assertividade ofensiva de Elledy Semedo (oito golos no encontro), Belone Moreira e Davide Carvalho.

De resto, no regresso do descanso, o Benfica manteve a toada até próximo dos 35 minutos, com quatro golos de vantagem sobre os 'leões', que acabaram por operar a reviravolta aos 40 minutos (20-21), por Frankis Marzo, aproveitando a menor agressividade do conjunto da Luz.

A partir desse momento, o Sporting foi cimentando a liderança no marcador, apesar de algumas reações benfiquistas no quarto de hora final, tendo também chegado aos quatro golos de vantagem, pouco antes dos 55 minutos (25-29).

Nessa altura, a partida parecia decidida para o lado 'leonino', mas as 'águias' viriam a reentrar no jogo, quando Javier Borragan reduziu para a margem mínima (30-31), com dois minutos e meio para jogar, antes de Ales Silva, a 57 segundos do fim, igualar o marcador.

Contudo, o cubano Frankis Marzo esteve imparável no segundo tempo e, a sete segundos do final, 'carimbou' a 17.ª vitória do Sporting na fase regular, não dando qualquer possibilidade de reação ao Benfica.



Jogo realizado no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica - Sporting, 31-32.

Ao intervalo: 16-14.



Sob arbitragem da dupla Duarte Santos e Ricardo Fonseca (Madeira), as equipas alinharam e marcaram:

- Benfica: Hugo Figueira (gr), Davide Carvalho (5), Tiago Pereira, João Pais, Belone Moreira (5), Uelington Silva (4) e Ales Silva (4). Jogaram ainda: Nikola Mitrevski (gr), Javier Borragan (4), Tiago Ferro, Augusto Aranda, Alexandre Cavalcanti (1), Elledy Semedo (8) e Dragan Vrgoc.

Treinador: Mariano Ortega.

- Sporting: Aljosa Cudic (gr), Pedro Portela (7), Bosko Bjelanovic, Frankis Marzo (9), Pedro Solha (6), Samvel Aslanyan e Fábio Magalhães (3) Jogaram ainda: Daniel Svensson (gr), Bruno Moreira (3), Carlos Carneiro (4) e João Paulo Pinto.

Treinador: Zupo.



Marcha do marcador: 2-2 (05 minutos), 4-5 (10), 7-8 (15), 8-9 (20), 13-10 (25), 16-14 (intervalo), 20-16 (35), 20-20 (40), 23-24 (45), 25-27 (50), 27-29 (55) e 31-32 (resultado final).

Assistência: cerca de 1.000 espetadores.
pub