Surfistas brasileiros voltam à Nazaré para superar trauma de 2013 e bater record

por Lusa
Legenda da Imagem Foto: Rafael Marchante - Reuters

Nazaré, 10 out (Lusa) - O surfista brasileiro de ondas grandes Carlos Burle chegou à Nazaré na sexta-feira, para se encontrar com a também surfista brasileira Maya Gabeira, que aterrrou em Portugal dois dias antes, para tentar bater o record de MacNamara.

Segundo as previsões meteorológicas, começa este fim de semana a temporada de ondas extremas na costa ocidental de Portugal e os dois têm um desafio a vencer, já que a 28 de outubro de 2013, na mesma praia, Maya caiu ao fazer uma onda de 20 metros de altura, fraturou o tornozelo direito e quase morreu afogada, não fosse o socorro prestado por Burle, que a resgatou da água já desmaiada.

No mesmo dia, o surfista recebeu o que classifica de "um presente dos céus": surfou a que pode ter sido a maior onda já registrada, embora sua conquista não tenha sido reconhecida pelo Billabong XXI Global Big Wave Awards de 2014.

Contradizendo a avaliação dos juízes norte-americanos, o professor Miguel Moreira, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, estimou que a onda surfada por Burle tenha atingido entre 32 e 35 metros de altura, batendo o recorde do americano Garrett MacNamara observado em janeiro do mesmo ano (30 metros).

Em declarações à agência Lusa, Carlos Burle enfatizou que o objetivo principal desta temporada é fazer com que Maya vença o trauma e volte a surfar com confiança.

Para isso, explicou, tanto ele como a atleta de 28 anos passaram por uma intensa preparação física, que envolveu um trabalho de musculação, treino funcional e mergulho em apneia.

Segundo o surfista, as condições materiais são também melhores: um segundo jet ski, além do que será pilotado por Carlos para rebocar a surfista até à onda ideal, acompanhará Maya o tempo todo, de modo a não perdê-la de vista.

"Mal ela consiga surfar, superando aquele momento do acidente, também vou pegar ondas", afirmou o brasileiro, que em 2001 entrou para o Guinness ao surfar, em Mavericks, na Califórnia, EUA, uma onda de 22 metros.

Carlos Burle pretende treinar com cada vez maior assiduidade na Nazaré.

"Surfo no Havaí há 30 anos e em Portugal há dois, apenas. Pela distância menor e pela proximidade histórica entre os dois países, torna-se possível, inclusive, trazer a minha família. A Nazaré está a transformar-se na minha primeira opção", declarou à Lusa.

MYBA // ARA

Lusa/Fim

Tópicos
pub