Tiago Monteiro fala em “dia maravilhoso” após conquistar `pole-position`

por Lusa
Tiago Monteiro tenta vencer WTCC em Vila Real Lusa

O piloto português Tiago Monteiro considerou estar a viver "um dia maravilhoso", após garantir este sábado a ‘pole-position’ para a corrida principal da etapa de Vila Real do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC).

O piloto do Honda Civic, que desde 2010 não garantia um primeiro lugar numa grelha de partida deste campeonato, afirmou que a preparação do carro "foi fundamental" para este êxito.

"Foi um dia maravilhoso e estou muito feliz. Esta é uma pista muito difícil, é fácil cometer erros, mas preparei esta qualificação da melhor forma para ter o carro muito equilibrado", começou por dizer.

Tiago Monteiro, que fez uma qualificação praticamente sem mácula, garantiu que saiu para a pista "muito confiante".

"Todos pilotos estiveram no limite, mas estava muito confiante e, apesar de também ter cometido um pequeno erro, acabou por correr bem, e todos os adversário tiveram de ir buscar o meu tempo", analisou.

O piloto portuense, que foi apoiado por milhares de pessoas que assistiram a esta qualificação nas bancadas do circuito transmontano, agradeceu os incentivos e espera poder este domingo dar uma alegria maior aos fãs, em forma de vitória.

"Tenho de agradecer todo apoio do público e espero que esta ‘pole-position’ seja apenas uma primeira recompensa", vinco.

Sobre a estratégia que vai usar para as duas corridas de domingo, Tiago Monteiro garantiu uma abordagem cautelosa na primeira, onde partirá na décima posição, e uma atitude mais agressiva na segunda e principal corrida.

"Na primeira corrida, em que parto no meio do pelotão, vou tentar ficar longe da confusão, mas, ainda assim, amealhar alguns pontos. Na segunda, o arranque que farei será crucial", começou por explicar.

"Estarei do lado interior da pista, que é um pouco mais sujo mas espero que seja suficiente para ganhar a vantagem, mesmo sabendo que os Citroen têm arrancado muito bem", completou Tiago Monteiro.

Confrontado com ideia de estar mais pressionado por correr no seu país, onde as expectativas do público são elevadas, o piloto da Honda, acredita que isso pode ser uma vantagem.

"Dei tudo por tudo nesta qualificação e espero que amanhã [domingo] possa dar ainda mais. Claro que há sempre alguma pressão, dos fãs, da família e dos amigos, mas já não sou um corredor inexperiente, vou controlar isso, tornando-a numa pressão positiva", vincou o Tiago Monteiro.
pub