Valongo anuncia aumento de 18% do apoio financeiro à formação desportiva

por Lusa
Legenda da Imagem

Valongo, Porto, 26 nov (Lusa) - A Câmara de Valongo anunciou hoje que que vai subir em 18% o apoio financeiro destinado à época desportiva 2015/16 para formação das camadas jovens do concelho, abrangendo quase quatro mil atletas de 24 associações e clubes.

"A câmara apoia muito o desporto, tendo sempre por base decisões sustentáveis e compatíveis com o orçamento que temos. Por isso, só em 2015 a autarquia transferiu para as associações desportivas um total aproximado de 370 mil euros", referiu o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Quanto ao apoio agora anunciado, este abrange cerca de duas dezenas de modalidades e com o acréscimo serão contemplados mais 1.000 jovens atletas, um total de investimento superior a 170 mil euros.

Informação remetida às redações dá conta de que este ano a câmara de Valongo, distrito do Porto, organizou e/ou apoiou 65 eventos de caráter desportivo que envolveram um custo total, estimado de acordo com os custos diretos e indirectos, em cerca de 126 mil euros.

Em 2015 foram também atribuídos apoios pontuais ao Atlético Clube Alfenense, ao Sporting Clube de Campo e ao Clube de Propaganda e Natação num valor de 120 mil euros. Os apoios destinam-se a "projetos e obras de melhoramentos de instalações para a prática desportiva, tendo sempre como contrapartida que os equipamentos apoiados passarem a ter utilização pública", lê-se na nota da autarquia.

Ainda a propósito de investimento na área do desporto, José Manuel Ribeiro vincou que a formação em atividades aquáticas nas piscinas municipais é lecionada por técnicos especializados e a vigilância dos banhos livres é assegurada por nadadores salvadores, o que envolve protocolos com o Clube de Propaganda e Natação de Ermesinde, bem como com o Clube de Natação de Valongo, no valor de 114 mil euros.

PYT // MSP

 

Tópicos
pub