Volta a Portugal em bicicleta: aposta total na subida à Torre

por Mário Aleixo - RTP
Gustavo Veloso tem sido o dominador da Volta a Portugal em bicicleta Lusa

Esta quarta-feira a Volta a Portugal cumpre um dia de descanso.

O dia é reservado para os corredores retemperarem energias, de forma a preparar a fase final da prova retomada já na quinta-feira com a etapa rainha: a subida da Serra da Estrela.

Cumpridos os primeiros sete dias de competição Gustavo Veloso, da W52-Quinta da Lixa, tem dominado a prova e lidera com 21 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Délio Fernandez.

Os principais adversários do espanhol continuam a não mostrar argumentos suficientes para colocar a liderança em causa.

Na etapa de ontem (terça-feira) Amaro Antunes, da LA Alumínios- Antarte, furou; Ricardo Vilela, da Caja Rural, caiu; Alejandro Marque, da Efapel, parou para evitar uma queda. Só Joni Brandão, da Efapel, atual 3º, parece ter uma palavra a dizer e terá de ser quinta-feira na subida à Torre.

O dia de terça-feira ficou marcado pela desclassificação de José Gonçalves, da Caja Rural, que venceu a etapa na estrada mas acabou por ser derrotado pelo colégio de comissários por alegada irregularidade do português no sprint final.

A desclassificação do ciclista nacional atirou-o para o 54º lugar da etapa e obrigou-o ao pagamento de uma multa de 188,5 euros, tendo sido penalizado com 30 segundos na classificação geral.

A sétima etapa corre-se amanhã (quinta-feira) entre Condeixa-a-Nova e Seia (Torre), na distância de 171,3 quilómetros.

É a penúltima oportunidade para os candidatos à vitória final tentarem anular a vantagem do líder Gustavo Veloso. Depois da subida à Torre só o contrarrelógio de sábado em Pedrógão na distância de 34,2 quilómetros pode ajudar a fazer a diferença.

Nesta altura o quadro de potenciais vencedores parece reduzido a seis nomes na melhor das hipóteses: Gustavo Veloso, Délio Fernandez, Joni Brandão, Amaro Antunes, Ricardo Vilela e Alejandro Marque.






pub