Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Volta a Portugal em bicicleta pronta para cruzar o país

por Mário Aleixo - RTP
Os ciclistas voltam a cruzar os caminhos de Portugal a partir de quarta-feira Lusa

A 77ª Volta a Portugal em bicicleta começa quarta-feira.

O traçado da corrida parece antever uma luta acesa entre trepadores e contrarrelogistas.

Os trepadores terão pela frente as subidas á Senhora da Graça e Torre, sem esquecer o Larouco e Santa Luzia, enquanto os especialistas na luta contra o cronómetro terão pela frente 40,2 kms de contra-relógio em 11 dias.

Viseu marca o início das hostilidades com a realização de um prólogo de seis quilómetros.

Na primeira etapa em linha, a cidade de Pinhel, há mais de três décadas afastada da Volta, assinala o regresso das difíceis etapas transmontanas, com o traçado de 196,8 quilómetros a cruzar a Serra de Bornes e a concluir-se com um circuito citadino, em Bragança.

Ao quinto dia, um domingo, o pelotão cumpre a subida à Senhora da Graça, uma viagem que este ano conta com 159,4 quilómetros.

Quinta-feira, 6 de agosto, é o dia que ficará marcado pelos 171,3 quilómetros da sétima etapa, que tem o aliciante extra de recuperar a mítica escalada pela vertente Covilhã-Penhas da Saúde, a mais dura de todas até ao ponto mais alto de Portugal continental.

O último momento decisivo está reservado para a nona etapa, um contrarrelógio de 34,2 quilómetros entre a Praia do Pedrógão e Leiria, semelhante ao de 2010.

Na 10ª e última tirada, assiste-se ao regresso de Vila Franca de Xira ao mapa da prova, depois de 39 anos de ausência, no desfile dos heróis até Lisboa (Marquês de Pombal), numa etapa de consagração, de 132,5 quilómetros.

Ao todo serão 11 etapas em 12 dias de competição, 5 de agosto é dia de descanso. 1550.7 kms no total, 27 metas volantes e 21 prémios de montanha, com 138 corredores inscritos à partida.
pub