Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

A nova baixa de...Lisbon

A capital portuguesa é cada vez mais um lugar de turismo. Diariamente chegam à zona da baixa centenas de estrangeiros. E, de ano para ano, o comércio tradicional tem vindo a transformar-se. Ao percorrer os quarteirões, a Rua de São Julião, a Rua da Conceição, a Rua da Madalena até à Rua do Ouro, percebe-se que os novos negócios são dirigidos para os turistas. Há hotéis que são também boutiques, restaurantes que servem mantas para aconchegar ou produtos tradicionais portugueses com rótulos modernos. Há de tudo para agradar às Ladies ou aos Messieurs.



Nos primeiros dois meses de 2016, os turistas chineses e norte-americanos foram os que mais dinheiro gastaram em compras na cidade de Lisboa. Os dados do Observatório do Turismo de Lisboa indicam que os chineses gastaram em média 634 euros e os turistas dos Estados Unidos 602 euros. Mas, a maior parte das compras realizadas em Lisboa, por visitantes fora da União Europeia, são feitas por turistas de Angola. China e Brasil aparecem logo de seguida no índice de compras na capital portuguesa.

 
Sentados numa esplanada
Na primeira paragem, sentamo-nos na esplanada de um restaurante na Rua de S. Nicolau. É uma esplanada que para além das mesas e cadeiras, oferece mantas. Os clientes são aconchegados para que o frio não chegue à mesa. Ali come-se, toma-se um café e sente-se o ritmo quase frenético da baixa de Lisboa. O conceito deste restaurante une um bom ambiente e uma cozinha que serve gastronomia portuguesa com um toque gourmet. Apuramos o paladar com o gerente Diogo Valentim.


Há cada vez mais turistas da Alemanha a visitar Lisboa. Os dados da associação alemã de agências de viagens, citada pelo Observatório do Turismo de Lisboa, indicam que «as reservas na Alemanha para férias no nosso país estão 20 por cento acima de 2015, ano em que se registou um novo recorde, com a presença de 1,1 milhões alemães a viajar para Portugal.»


Os mistérios de Lisboa
Foi empresa pioneira na introdução de veículos de dois lugares que levam os turistas a viajar pelas zonas históricas da cidade de Lisboa. E mais recentemente, abriram, num edifício recuperado, um novo conceito de jogo. Um conjunto de salas onde grupo ou famílias têm de descobrir, por exemplo, «O mistério de Fernando Pessoas» ou «O grande terramoto de Lisboa». Divertimento e novas ideias, na Rua dos Douradores, contadas pelo responsável João Mendes.



Lisboa vai ter mais 9 hotéis em 2016. Quatro deles estão localizados na baixa. Em 2017 está prevista a abertura de 8 unidades, sendo que 5 estão localizados na baixa. Dados do Observatório do Turismo de Lisboa, em Março de 2016. Um dos novos hotéis que vai surgir na baixa vai ter o nome CR7, a marca do futebolista Cristiano Ronaldo.



Presunto, queijo e tinto
Cansado de vender em mercados e feiras, Álvaro decidiu meter-se atrás de um balcão e atender estrangeiros. Serve queijos tradicionais, presuntos e outros enchidos, acompanhados por uma taça de vinho. Vinho português, claro. A loja até tem uma mesinhas para turista provar nas calmas o que esta espécie de taberna moderna tem para oferecer, na Rua de S. Julião.



A zona Baixa/Chiado foi uma das zonas mais procuradas, em Lisboa, por turistas de cruzeiro. A par do Bairro Alto, Alfama e Belém, a Baixa foi no ano passado uma da mais visitadas pelos turistas de cruzeiro, que preferem andar a pé ou de autocarro turístico quando estão na cidade. Os dados são revelados por um inquérito elaborado pelo Observatório de Turismo de Lisboa, junto de turistas que fizeram escala na capital portuguesa entre Junho e Outubro de 2015.


Velhos são os trapos
Os produtos tradicionais portugueses ainda se vendem. Os estrangeiros são o alvo preferencial das lojas que disponibilizam artigos, por vezes históricos, com um ar vintage. Brinquedos de lata, sabonetes com aromas e de produção nacional, miniaturas de barro, são alguns dos produtos que fazem abrir cada vez mais lojas como a loja gerida por Pedro Ventura.



A cidade de Lisboa tem estado sempre a crescer: em 2015 a capital registou mais 6,7 por cento de dormidas que no ano anterior. Lisboa ficou à frente do Algarve e da Madeira, as outras principais regiões turísticas do pais. Os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram também que a região registou uma performance positiva em 2015, com a ocupação a atingir mais de 71 por cento.


Das ilhas para a capital
Há pouco tempo era estudante e não havia nada dos Açores à venda em Lisboa. Em jeito de empreendedora, abriu uma loja onde se pode encontrar, para além do atum e do queijo, o ananás, as conservas, o chá, as conservas ou o vinho. Os Açores estão nas prateleiras da loja criada, na Rua da Madalena, por Carolina Ferreira.



A nova baixa de...Lisbon

Antena1/RTP Online

Clique aqui para ouvir a versão rádio Antena 1

Reportagem: Mário Galego

Imagem: Pedro A. Pina

Grafismo: Sara Piteira