Abrantes e Sardoal em chamas

por RTP
As chamas perto da aldeia de Andreus, Abrantes, esta tarde Paulo Cunha - Lusa

O incêndio começou ao início da tarde junto à albufeira de Castelo de Bode, e estendeu-se rapidamente pelo concelho de Abrantes, ameaçando várias localidades, incluindo o Carvalhal, Vale de Tábuas e Sentieiras, colocando várias casas em risco. As chamas já alastraram para o concelho do Sardoal.

Às 23h15 o fogo ameaçava o Sardoal, numa frente extensa, combatida por mais de 600 bombeiros em condições muito complicadas, devido as temperaturas mais elevadas e sobretudo ao vento.

Na freguesia do Carvalhal já estão confirmados danos numa casa que ardeu totalmente, sem quaisquer vítimas a contar. Dois irmão ficaram desalojados e já foram acolhidos por familiares.

Luís Vermelho, em declarações à RTP, explicou que pouco havia a fazer para salvar a casa dos irmãos que ficaram desalojados e revelou que na freguesia do Carvalhal, o incêndio já se encontra em fase de rescaldo, com as chamas a avançarem para a aldeia de Vale de Tábuas (pertencente ao Carvalhal) e para o concelho do Sardoal .

Foi acionada também a presença de ambulâncias para as populações onde vivem predominantemente pessoas idosas, com pouca mobilidade que precisam de ajuda para moverem-se.

Os bombeiros estão a concentrar os seus esforços na proteção e defesa das habitações.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal do Sardoal, estava no terreno e apelava a população a manterem-se atentas mas também calmas.

O repórter da RTP, Paulo Braz, está acompanhar o incêndio e viu o fogo a 50 metros de uma casa.

Os bombeiros não conseguem prever quando as chamas estarão dominadas, devido ao perímetro de fogo que lavra em zonas de floresta encavadas e de difícil acesso.

Na zona de São Simão, já no Sardoal a situação está a piorar não havendo previsões de quando o incêndio estará dominado, não havendo, para já, notícias de casas ardidas ou vítimas.

Cerca das 23h00 desta terça-feira chegaram reforços de corporações de Portalegre e de Leiria.

As populações da região têm-se juntado para tentar ajudar no esforço do combate às chamas.

O Comando Distrital de Operações de Socorro, liderado por Paulo Cardoso, revelou que neste momento estão ativas quatro frentes nas localidades do concelho de Abrantes e Sardoal, com as chamas a cercarem aldeias e a ameaçarem habitações.
Tópicos
pub