Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Agência Espacial Portuguesa pode avançar em 2017

por Rui Sá, João Fernando Ramos

Portugal pode criar uma agência espacial no próximo ano. "Temos que entrar no desafio. Outros países pequenos, como o Luxamburgo também o estão a fazer. Vamos trabalhar neste sentido não apenas com a ESA mas também com as empresas nacionais", afirmou no Jornal 2 Manuel Heitor, o ministro da Ciência e Ensino Superior que está na Suiça na reunião ministerial da Agência Espacial Europeia. Para já a aposta é no reforço da participação do pais na ESA.

Portugal propõe-se aumentar, em 30 milhões e meio de euros, a sua contribuição financeira para ESA, nos próximos seis anos.

Objetivo: Reforçar a participação de empresas e instituições nacionais em programas na área do espaço.

No Jornal 2 Manuel Heitor garante que "estamos acelerar a construção do futuro depois de nos últimos 15 anos termos aprendido com a nossa ligação à ESA. Hoje temos a capacidade cientifica para dar um passo em frente e é isso que estamos a fazer".

Portugal é membro da ESA desde 14 de novembro de 2000. Esta quinta e sexta-feira, em Lucerna, na Suíça, o conselho de ministros da organização decide o futuro.

Em conjunto com a NASA, a Agência Espacial Europeia é um dos parceiros estratégicos do Air Center Açores. Na Bases das Lajes um consórcio de 13 países (Brasil, EUA, Marrocos ou África do Sul incluídos num grupo que também tem a França, a Espanha, Itália ou a Alemanha) avança para a criação de um porto espacial destinado à próxima geração de lançadores de micro satélites.

"Há neste momento seis ou sete propostas para a construção de novos lançadores na Europa. As oportunidades para o desenvolvimento tecnológico, e para a criação de novos empregos são muitas. Portugal, com os Açores, apresenta um posicionamento único", garante o ministro que lembra que "estamos entre os melhores e temos que competir com eles".

Na área do espaço toda a atividade de empresas, universidades e fundações é atualmente coordenado em Portugal pelo Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia. No próximo ano tudo pode mudar de forma radical. A Agência Espacial Portuguesa pode finalmente ver a luz do dia.
pub