Alberto João Jardim - 40 eleições sem derrotas

| País

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, apresentou publicamente o pedido de demissão do cargo que exercia há cerca de 30 anos.

Jardim é fundador e líder do PSD-Madeira desde 1974 e chefe do executivo madeir ense desde 1978, tendo conseguido até ao momento quarenta vitórias eleitorais na Região Autónoma da Madeira.

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, nascido a 04 de Fevereiro de 1943, é lic enciado em direito pela Universidade de Coimbra.

Foi professor dos ensinos técnico e secundário, director do Centro de Form ação Profissional da Madeira e jornalista profissional, tendo sido director do m atutino regional Jornal da Madeira.

Durante o cumprimento do serviço militar, Jardim foi oficial de acção psicológi ca no Estado-Maior do Exército, em Lisboa e no quartel-general da Madeira.

Em termos de cargos comunitários, desde 1978 que é membro do congresso dos Pode res Locais e Regionais do Conselho da Europa, presidindo à delegação portuguesa.

De 1978 a 1996 foi presidente da Conferência das Regiões Periféricas da UE , do qual é chefe honorário.

O líder insular foi igualmente co-fundador da Assembleia das Regiões da Eu ropa e é, presentemente, vice-presidente do Partido Popular Europeu.

Jardim foi empossado a 16 de Novembro de 2004 como presidente do IX govern o madeirense, na sequência de mais vitória nas eleições legislativas regionais q ue aconteceram a 17 de Outubro desse ano, tendo reconduzido todos os elementos d o seu anterior executivo.

Pela primeira vez, em 30 anos da história da autonomia madeirense, Alberto João Jardim não cumpre um mandato até o fim.

A informação mais vista

+ Em Foco

Entrevistada no Telejornal, a ministra da Saúde admitiu que reunir o consenso do PSD "não foi algo que tenha passado pelas preocupações do Governo".

A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.