ANCIA quer inspeções automóveis intercalares

| País
ANCIA quer inspeções automóveis intercalares

Foto: Kacper Pempel - Reuters

A sugestão da Associação Nacional Centros Inspeção Automóvel chegou ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres e à tutela. Visa colmatar problemas como os agora encontrados nos carros da Volkswagen.

A ANCIA quer inspeções extra só para verificar a emissão de gases poluentes.

A associação defende que nas habituais inspeções periódicas os carros estão imobilizados e por isso não se consegue inspecionar o nível de emissões.

Já nas inspeções intercalares, diz a Paulo Areal da ANCIA, os testes podiam ser feitos às viaturas em movimento.

O membro da associação garante desconhecer casos de oficinas que retirem os filtros de partículas dos automóveis, conforme denuncia esta sexta-feira o Jornal de Notícias, mas mesmo que isso aconteça não há meios nos centros de inspeção para fazer essa despistagem.

Também o Automóvel Clube de Portugal (ACP) desconhece oficinas que procedam a esta prática ilegal.

O ACP afirma, no entanto, esperar que, a ser verdade, venham casos a público e as autoridades atuem.

A informação mais vista

+ Em Foco

Um dos nomes mais importantes da arte contemporânea está a preparar uma intervenção artística em Portugal. O criador chinês Ai Weiwei acredita que, no futuro, Hong Kong e Macau não vão ser controlados pela China.

Em entrevista à Antena 1 e ao Negócios, o secretário de Estado adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, diz que um entendimento à esquerda é mais natural.

    Começa a legislatura do Parlamento Europeu saído das últimas eleições. Conheça aqui os eurodeputados portugueses e as suas prioridades.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.