António Costa pede desculpa a Augusto M. Seabra e a Vasco Pulido Valente

por RTP
"Obviamente já recordei aos membros do Governo, que enquanto membros do Governo nem à mesa do café se podem deixar de se lembrar que são membros do Governo" Mário Cruz, Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, pediu desculpa aos colunistas do jornal Público ameaçados com "estaladas" pelo ministro da Cultura, João Soares, e pediu aos membros do Governo que sejam "contidos na forma como expressam emoções".

"Tanto quanto sei o doutor João Soares já pediu desculpa aos visados pela forma como se expressou. Eu pessoalmente, quero também expressar publicamente desculpas a duas pessoas, a Augusto M. Seabra, por quem tenho particular estima, e a Vasco Pulido Valente, por quem tenho consideração", afirmou, em declarações à RTP.

O primeiro-ministro falava aos jornalistas antes de entrar no Teatro da Comuna, em Lisboa, onde se deslocou para assistir a um espetáculo.

João Soares tinha inicialmente previsto estar presente na estreia do espetáculo "O Último dos Românticos", mas cancelou a sua presença.

"Obviamente já recordei aos membros do Governo, que enquanto membros do Governo nem à mesa do café se podem deixar de se lembrar que são membros do Governo e portanto devem ser contidos na forma como expressam as suas emoções", disse António Costa.

Numa nota enviada à agência Lusa na noite de quinta-feira, o ministro da Cultura reafirmou que a sua "intenção não foi ofender".

"Se ofendi alguém, peço desculpa", refere João Soares.

pub