Bombeiros profissionais pedem demissão de Anabela Rodrigues e ameaçam com greve nacional

por Augusta Henriques - Antena 1

Foto: Nuno André Ferreira - Lusa

Mais de 200 bombeiros profissionais aprovaram hoje, por unanimidade, em congresso nacional, um pedido de demissão da ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, avisando que poderão optar pela greve.

Os participantes no Congresso Nacional dos Bombeiros Profissionais (que inclui sapadores, municipais, de associações humanitárias e da força especial) consideram que o setor vive "constantes e graves problemas".

Fernando Curto, Presidente da Liga de Bombeiros Profissionais diz mesmo que a atual ministra estar lá ou não estar é a mesma coisa.

Perante o cenário, o Ministério da Administração Interna não tem sabido "zelar pelos direitos e interesses dos bombeiros", criticam, em comunicado.

A ministra, que ainda não recebeu a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, é acusada de "indiferença" face ao setor.

Anabela Rodrigues "não aplicou o que foi acordado pelo ex-ministro da Administração Interna,  Miguel Macedo, e seu ministério, que se comprometeu a publicar o novo estatuto profissional".

Os bombeiros acusam o Governo de negar o financiamento necessário às câmaras municipais e de não desbloquear a progressão na carreira e o preenchimento dos quadros, destacando que "há uma enorme falta de efetivos para a prestação plena do socorro".

Agora os bombeiros podem convocar uma greve nacional com todos os bombeiros a nível nacional.

Fernando Curto afirma ainda que não vale apena acusarem os bombeiros de estarema a utilizar a época de incêndios para lutar, porque há quatro anos que alertam para o problema e nada foi feito e agora é tempo de ir à luta.
pub